Busca

            
 
 
O curso tem como objetivo trabalhar com a história dos intelectuais, utilizar periódicos como fontes primárias para entender a intelectualidade do século XIX e analisar os cruzamentos entre mídia, sociedade e cultura.


Ministrante:

Maria do Rosário A. M. da Conceição: Graduada em História pela UERJ, Mestre em Literatura Portuguesa pela UERJ e Doutoranda em História Política e Cultural pela UERJ (2015-2019). Tem experiência na área de Literatura Portuguesa e História, com ênfase em cultura portuguesa do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: século XIX, liberalismo, periódicos, romantismo, leitor e bibliotecas. Possui trabalhos apresentados e publicados no Brasil e Portugal.

 

Público-alvo:

Alunos do curso de História e demais interessados.

Conteúdo programático:

O estudo da retórica como chave de leitura na história intelectual do século XIX: Estudo da utilização de linguagem retórica como forma de convencimento e credibilidade nos periódicos do século XIX

História da Imprensa – Razão e missão pedagógica: Apresentar a história da imprensa e destacar que o surto jornalístico do século XIX estava ligado a uma prática política que tinha como objetivo levar os ideais liberais e o conhecimento aos cidadãos

Intelectuais e a circulação de ideias nos periódicos do século XIX. Estudo de caso: Jornal “O Nacional” e “Diário do Governo”: A abordagem será feita com atenção ao papel exercido pelos intelectuais e de agentes da política em jornais do século XIX.
Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000