Busca

            
http://www.ucp.br/images/UCP/EXTENSAO/eventos/testeira-site_Semana-da-Msica.png

A I Semana da Música UCP tem como objetivo disponibilizar aos alunos experiências diversas na área da Educação Musical, através de palestras e mesas com os convidados; apresentar a produção acadêmica da primeira turma de formandos do Curso de Licenciatura em Música da UCP; apresentar resultados dos trabalhos dos grupos de pesquisa em Música “UCP Jazz” e “U Coro POP”.


PROGRAMAÇÃO


DIA 18 DE NOVEMBRO

Apresentações Musicais

Horário: 19h
Local: Salão Nobre

Mesa-redonda: “Música, Educação e Projetos Sociais”

Horário: 19h30min
Local: Salão Nobre

Palestrantes:

Jaqueline Moreira: Formada em Letras pela UCP, com pós-graduação lato sensu em Aprendizagem da Leitura e da Escrita pela mesmainstituição e Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes, Jaqueline Moreira é professora de Língua Portuguesa e Música no Colégio Koeler e no Centro Educacional Padre Quinha, atuando também como violinista na Camerata Vivace, professora de violino na Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí e coordenadora Ação Social Pela Música. Sua experiência profissional como musicista e no âmbito da Educação Musical Escolar traz uma importante contribuição para as discussões deste assunto na Semana da Música da UCP.

Joaquim de Paula: Compositor, escritor e professor, com formação acadêmica em música (CBM - RJ) e matemática (FUNM - MG), com especializações em composição (UFMG - MG) e música eletroacústica (Bourges – França). Diretor fundador do grupo ‘Showcante que Encante’, com o qual desenvolve materiais artísticos, recreativos e pedagógicos a partir de pesquisa da cultura brasileira, com participações em aproximadamente 4.000 eventos desde sua criação em 1985. Já publicou vinte e dois livros, três CDs, teve cinco textos teatrais montados e compôs quinze trilhas para espetáculos teatrais e de cinema.

Filipe Kochem: Há mais de vinte anos atuando em Projetos Sociais ligados ao ensino da música como professor, e como Maestro e Coordenador Artístico há anos. Atualmente é aluno regular da Maestrina Ligia Amadio (Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Montevidéu), sendo também Violinista Profissional formado pela Escola de Música Villa-Lobos e Capacitado no Ensino de Música Suzuki no Brasil, sendo Professor de Violino habilitado na SAA, OMB e Sindicato dos músicos do Rio de Janeiro. 


DIA 19 DE NOVEMBRO

Apresentações Musicais

Horário: 19h
Local: Salão Nobre

Mesa-redonda: “Música, Educação e Performance”

Horário: 19h30min
Local: Salão Nobre
 
Palestrantes:

Graça Alan: Doutora em História Comparada/Música - PPGHC/IH/UFRJ. Realizou estágio doutoral na França - Paris, com bolsa PDSE da Capes na Université de Versailles Saint-Quentin-En-Yvelines sob a orientacão da professora Anaïs Fléchet. Mestre em Instrumento de Cordas dedilhadas pela Escola de Música da UFRJ (1995) e Licenciada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1981). Desenvolve pesquisa na área de Instrumentação Musical com ênfase em História da Música, História Comparada, Composição e Violão. Professora Adjunta de Violão no Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas da Escola de Música da UFRJ. Diretora dos Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ e chefe do Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas em 3 gestões. Possui extensa carreira como Concertista. Desenvolve dois Projetos um de pesquisa e extensão - OBRAS PARA VIOLÃO DE MARCOS ALAN EM PERSPECTIVA COMPARADA A OBRAS DE COMPOSITORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS e um de extensão - De Bach a Baden - Um violão bem brasileiro.

Vanja Dee: É professora, violoncelista e arteterapeuta. Estudou na Escola de Música Villa Lobos (violoncelo), Escola Nacional de Música UFRJ, formou-se pela UNI–RIO, Curso de extensão na University of Miami (Bolsa de estudos). Pós graduada em Arte-terapia e Educação. Possui curso de formação em Arte-terapia, curso de musicalização através da flauta doce Sopro Novo da Yamaha. Vários cursos breves de música e educação. Tocou em vários conjuntos musicais, orquestras, trios, orquestra de câmara, acompanhando cantores e corais etc. Cantou e regeu vários corais. Atua como professora de música no Município do Rio de Janeiro, professora no IBEC. Atuou em várias ONGs e programas de educação musical (violoncelo). Atuou na FAETEC. Atuação como arteterapeuta em ONGs. Atua como professora de violoncelo no Programa Orquestra nas Escolas (Prefeitura do Rio de Janeiro).


DIA 21 DE NOVEMBRO

Apresentação das monografias da primeira turma de Licenciatura em Música

Horário: 18h
Local: Sala 6 - Escola de Música UCP - Campus Dom Veloso

Apresentação dos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Educação Musical da UCP

Horário: 21h
Local: Sala 6 - Escola de Música UCP - Campus Dom Veloso


DIA 22 DE NOVEMBRO

Apresentação das monografias da primeira turma de Licenciatura em Música

Horário: 18h
Local: Sala 6 - Escola de Música UCP - Campus Dom Veloso

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000