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O objetivo do curso é qualificar profissionais das áreas de Comunicação e Marketing ou de setores administrativos que regulem a comunicação de órgãos públicos para o trabalho de dar publicidade aos atos, programas e projetos de interesse público, de acordo com a legislação vigente; qualificar jornalistas para atuação em redações na cobertura e interpretação das informações públicas.


Ministrante:

Celia Abend: Jornalista formada em 1983 pela Escola de Comunicação da UFRJ, com extensão em Políticas Públicas Sociais pela mesma universidade e Pós-Graduação em Marketing Digital Estratégico na Universidade Veiga de Almeida. Trabalhou nas redações do Jornal do Brasil, Veja, Veja Rio e TV Globo até meados da década de 90, quando passou a atuar em assessoria de imprensa e comunicação corporativa. 

Metade do tempo de sua carreira profissional tem sido dedicada à comunicação no serviço público. Participou da elaboração de planos estratégicos de governos na Prefeitura do Rio e no Governo do Estado do Rio de Janeiro e ainda no Tribunal de Contas do Estado. Foi coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura do Rio, Coordenadora de Comunicação Social, Imprensa e Editoração do TCE por duas vezes, assessora-chefe das secretarias municipais de Habitação e Saneamento e Recursos Hídricos e diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Participou de campanhas eleitorais de Luiz Paulo Conde (1996, 2000 e 2004) e Aspásia Camargo (2012) à Prefeitura do Rio e de José Serra à Presidência da República (2010).

Na área privada, trabalhou para a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e na Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). Foi gerente de Comunicação e Eventos da Casa Daros. Também desenvolveu projetos para organizações civis, como Fundação Avina, Coopa-Roca, IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Fondation Terre des Hommes e Instituto Desiderata. Foi editora das publicações da Firjan e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. É jurada do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) Região Sudeste. Atualmente é coordenadora-geral de Comunicação da Prefeitura do Rio.
  

Público-alvo:

Jornalistas, profissionais de marketing digital e estudantes de Comunicação.

Conteúdo programático:

  • Comunicação em órgãos públicos – diferenças do setor privado – o direito cidadão de acesso às informações públicas – jornalismo investigativo e de dados: como romper as barreiras e entender informações disponíveis
  • Constituição Federal, LAI (lei de acesso à informação), transparência. Transparência Brasil e órgãos de controle
  • Casos positivos e negativos de transparência
  • O princípio da impessoalidade nos órgãos de comunicação oficial
  • Como conciliar os interesses políticos dos gestores públicos com os interesses públicos
  • Casos positivos e negativos
  • Exercícios: produção de conteúdo para órgão oficial; interpretação de dados oficiais
  • Redes sociais de órgãos públicos – quais redes para quais instituições/órgãos
  • Linguagem e customização de conteúdos de interesse público para redes sociais/planejamento de postagens diárias 10. Redes sociais como comunicação direta com a sociedade x imprensa
  • Cases de sucesso nas redes / cases de mau uso.
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