Busca

                
 
 

Entenda o ENADE


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade, é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela lei Nº 10.861/2004. O objetivo é avaliar o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados a realidade brasileira e mundial e a outras áreas de conhecimento.

O Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, composto por dois instrumentos:
  • Prova para avaliação individual de desempenho do estudante.
  • Questionário do estudante.
 

Quem participa do ENADE?


Ingressantes

Aqueles que tenham iniciado o curso em 2019, que estejam regularmente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada.

Alunos ingressantes não fazem prova nem respondem ao questionário, apenas são informados pela UCP, ao INEP, quem são.

   

Concluintes

Aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso ou ainda aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020.

Aos alunos concluintes é obrigatória a participação no exame realizando a prova (presencial) e respondendo ao Questionário do Estudante (em meio virtual).



Ciclo do ENADE


O Enade é aplicado periodicamente aos estudantes, sendo condição indispensável para a colação de grau, para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior – IES. 

ANO I (2019)

a) Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e áreas afins.

b) Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo.

c) Cursos superiores de tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

ANO II (2020)

a) Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; e áreas afins.

b) Cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes.

c) Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e Ciências da Saúde, com cursos avaliados no âmbito das licenciaturas.

d) Cursos superiores de tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e produção Industrial.

ANO III (2021)

a) Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins.

b) Cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas.

c) Cursos superiores de tecnologia nas áreas de Gestão de Negócios, Apoio Escola, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000