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O curso tem como objetivo apresentar o panorama evolutivo do cenário artístico alemão em três períodos distintos, assim como depreender as estratégias persecutórias a opositores do NSDAP (Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães) empregadas pelo Ministério da Propaganda do III Reich.

Também tem a proposta de evidenciar trajetórias de músicos de orquestras alemãs que foram silenciados pela Solução Final, além de delinear as consequências e impactos gerados na cena musical alemã com a evanescência destes artistas.

O curso será realizado em três encontros através do Google Meet (o link de acesso será encaminhado para o e-mail informado na inscrição). Este curso emprega metodologia comparada através do uso de Cases Studies que visam apresentar a evolução do locus do Músico Alemão em três balizas temporais distintas. A Alemanha Guilhermina, a República de Weimar e o período do Regime do NSDAP.


Ministrante:


Leonardo Perin Vichi dos Santos Silva

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ), Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) e Bacharel em Letras Vernáculas - Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CLA-UFRJ). Coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos em Segurança e Defesa do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos – NEEDS-DF-UFSCar. Coordenador do Núcleo de Estudos Judaicos da UFRJ. Leciona Linguística Forense em cursos de pós-graduação e conduz pesquisas nas linhas Discurso e Poder, Sociedade e Poder, Comunicação Estratégica no Ciberespaço e Guerra Cibernética.

 

Público-alvo:

Alunos do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis, bem como demais interessados.

Conteúdo Programático:

No século XVIII, a Emancipação judaica permitiu o ingresso na sociedade alemã de judeus que antes estavam confinados nos guetos, com a sua inclusão, passaram a contribuir, entre outras áreas, no mundo cultural, mais especificamente na música. E é neste cenário que surgem figuras que se tornariam pilares da produção musical alemã, nomes como Felix Mendelssohn-Bartholdy, neto de Moses Mendelssohn, Giacomo Meyerbeer, e, posteriormente, a integração se daria de forma cada vez mais intensa, praticamente rompendo com as linhas demarcatórias entre judeus e alemães e produzindo nomes como Arnold Schoenberg e Walter Bruno. Contudo, o surgimento de um crescente sentimento nacionalista se tornaria obstáculo a uma integração plena e provocaria resistências na aceitação dos artistas judeus. O compositor alemão Richard Wagner lançaria as bases do discurso antissemita na música com a publicação de seu texto Judentum in der Musik, que pautaria o modus agendi dos detratores dos judeus na Alemanha do final do período Guilhermino e durante a República de Weimar, quando encontraria seu ápice através do ressurgimento de publicações como a Zeitschrift für Musik. O ápice desta rejeição à presença dos judeus teria lugar dentro da política cultural do Nacional-Socialismo, em especial a partir de 1933 com a Berufsbeamtengesetz, a Lei para Restauração do Serviço Público e de 1935 com as Leis de Nuremberg.

A partir destes marcos, o Antissemitismo seria tornado política de Estado, que procederia de forma a eliminar a presença dos judeus no panorama artístico-musical alemão por meio de instituições como a Reichskulturkammer – a Câmara de Cultura do Reich, e a Reichsmusikkammer – a Câmara de Música do Reich.

Este curso pretende analisar a presença dos judeus na música de concerto alemã entre a Emancipação Judaica até o momento em que as vozes (e instrumentos) destes artistas judeus fossem silenciados, na emergência do Partido Nazista ao Poder.
 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Extensão
através do e-mail extensao@ucp.br ou do whatsapp 24 2244-4026.

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24 2244-4000