Busca

                
 
 

Mais que uma experiência pessoal, o distanciamento social também promoverá discussão e reflexões durante a Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades da UCP 2020, que será realizada de 11 a 15 de maio, de maneira remota ao vivo, e tradicionalmente aberta a todo público. A programação será norteada pelo tema O Papel das Ciências Humanas no Pacto Global Educativo em tempos de Pandemia.

Continuamos empenhados em manter vivo o conhecimento para nossos estudantes, oferecendo a melhor experiência possível neste momento. Dessa forma, os alunos não deixarão de fazer as horas complementares participando da programação, e garantimos, mantendo as medidas de precaução estabelecidas pelos órgãos de saúde, mais segurança a vocês, toda a comunidade que prestigia o evento e nossos docentes.

O evento tem como objetivo principal refletir e repensar acerca do papel das ciências humanas no Pacto Educativo Global em tempos de pandemia, assim como tomar conhecimento, analisar a essência e conhecer a amplitude e as particularidades do Pacto Educativo Global. 

Também tem a proposta de enfatizar a importância de um caminho de união entre a família, a escola e a sociedade, principalmente, em tempos de Pandemia.

Todas as atividades serão transmitidas ao vivo por meio do canal oficial da UCP no Youtube. Os interessados em participar devem acessar o link aqui no dia e horário marcado na programação. 


PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de maio de 2020


Missa em Ação de Graças

Horário: 18h30min
Com o Pe. Adenilson Ferreira, Pe. Carlinhos e Pe. Pedro Paulo de Carvalho.

Palestra: "O Centro do Pacto Educativo de Francisco: a Pessoa"

Abertura da palestra: Apresentação musical com Breno Mendes.

Horário: 19h15min
Palestrante: Pe. Júlio César Evangelista Resende - Religioso da Ordem da Santa Cruz (Crúzios), nascido em Lima Duarte, MG. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003) e em Teologia pela Pontifícia Santo Tomás – Angelicum em Roma (2009). Especializado em Gestão Escolar e Supervisão Pedagógica pela PUC Minas (2012), em Formação Religiosa pela Catholic Theological Union – Chicago (2008) e em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2010). Diretor/ Professor do Colégio Dom Cabral em Campo Belo, MG (2011 -2020), assessor da Pastoral da Educação regional Leste 2 da CNBB (2017-2019) e desde 2019 assessor nacional do Setor Educação da CNBB.


Dia 12 de maio de 2020


Palestra:
"Educação domiciliar: o viés formal de uma prática educacional"

Abertura da palestra: Apresentação musical com Jane Cristina Isidoro Pereira.

Horário: 08h30min
Palestrante: Fabiana Ferreira Pimentel Kloh - Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ (2016-2019). Mestre em Educação 
pela Universidade Católica de Petrópolis (2014). Especialização lato sensu em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2014). Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2014). Especialização lato sensu pela UERJ na modalidade Residência Jurídica (2003), além de especialização em Educação Ambiental pela Universidade Católica de Petrópolis (2003). Graduada em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (2000). Professora da rede pública municipal de Petrópolis/RJ, concursada desde 1996. Professora de Direito Constitucional e Legislação do Ensino em cursos de atualização de profissionais do Direito e preparatórios para concursos públicos. Pesquisadora da Educação Domiciliar desde 2012. Orientadora Educacional do Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis. Membro titular da cadeira n. 38 na Academia Petropolitana de Educação. Professora convidada na Universidade Católica de Petrópolis. Bolsista CAPES.


Palestra: "Compreendendo os comandos de prova do ENADE"

Abertura da palestra: Apresentação musical com Pedro Ernesto Carvalho.

Horário: 19h15min
Palestrante: Aline Lopes Neves - Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Petrópolis, pós-graduação em Linguística e Literatura pela Universidade Católica de Petrópolis, Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Letras e Comunicação, com ênfase em Língua Portuguesa, Texto Publicitário e Formação do Leitor e Literatura, atuando nos cursos de graduação em Letras, Comunicação Social e Marketing.


Dia 13 de maio de 2020


Palestra: "O Pacto Global pela Educação: a coragem de humanizar o conhecimento por uma nova ética"

Abertura da palestra: Apresentação musical com Nathália Peixoto da Costa.

Horário: 19h15min
Palestrante: Luiz Raphael Tonon - 
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e graduação em História pelo Centro Universitário Claretiano (2014). Cursou algumas matérias de teologia nos Seminários Santo Afonso e Nossa Senhora Aparecida em Aparecida-SP e São Clemente em Campinas- SP. Atualmente é professor de História (PEBII) no Colégio Dom Barreto (Campinas-SP), professor efetivo de Filosofia (PEBII) na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; professor de História, Filosofia e Sociologia no Colégio Integral de Vinhedo-SP e professor de História e Ensino Religioso do Colégio Nautas (Campinas-SP). Leciona para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e nos três anos do Ensino Médio. É gestor do Núcleo de Teologia do Instituto de Formação e Educação de Campinas-SP (IFE-Campinas) e membro da equipe técnica do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas (MAAS-Campinas). Escreve periodicamente para o Jornal Correio Popular de Campinas e para o portal A12. É membro da Academia Marial de Aparecida. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.


Dia 14 de maio de 2020


Palestra:
"Subsídios para a História Local: Petrópolis e sua História"

Abertura da palestra: Apresentação musical com Bárbara Alves e Brandão.

Horário: 19h15min
Palestrantes:
Priscila Musquim de Oliveira - 
Doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, linha Poder, Mercado e Trabalho, com estágio PDSE-CAPES no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu pesquisas acerca das elites empresariais portuguesas e relações comerciais luso-brasileiras no contexto do Estado Novo. Professora substituta na Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História do Brasil Republicano. Mediadora pedagógica (tutora presencial) das disciplinas de Historiografia Contemporânea e de História e Documento do curso de licenciatura em História (EaD) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Integrante do Grupo de Estudos Direitas, História e Memória (UEM/CNPq). Possui experiências nas áreas de História do Brasil Republicano, em especial, História Política e História Econômica na primeira metade do século XX. Possui pesquisas na área de História Regional, especialmente do Estado do Rio de Janeiro, com trabalhos publicados abordando a temática da imigração e da dinâmica e conflitos entre núcleos integralistas, fascistas e nazistas na década de 1930 na cidade de Petrópolis.

Alexandre Luís de Oliveira - Professor Adjunto do curso de História presencial e EaD da Universidade Católica de Petrópolis - UCP. 
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS - área de concentração: História das sociedades ibéricas e americanas. Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Linha de Pesquisa: Poder, Mercado e Trabalho. Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Integrante do Grupo de Estudos Direitas, História e Memória (UEM/CNPq). Participou como estudante no grupo de pesquisa Portugal e Brasil no mundo contemporâneo: identidade e memória, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo História das Direitas e do Autoritarismo (UFF/CNPq). Foi bolsista CAPES vinculado ao Programa de Pós Graduação em História da PUCRS onde desenvolveu tese de doutoramento sob o título: A política dos cardeais: uma análise transnacional da atuação de Sebastião Leme e Manuel Cerejeira (1930/1945), com estágio de pesquisa em Portugal junto ao Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Tem experiência na área de História das Direitas, com ênfase em História do Autoritarismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Integralismo e Catolicismo no eixo Brasil / Portugal.


Dia 15 de maio de 2020


Palestra: "Painel de Fechamento com os Coordenadores"

Abertura da palestra: Apresentação musical com Gabriel Xavier Elias.
 

Horário: 19h15min
Palestrantes:
Prof. Pe. Adenilson Ferreira (Coordenador de Teologia) - 
Possui Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2009) e mestrado em Direito Canônico - Pontificio Instituto Superior de Direito Canônico (2012).

Prof. Antônio Gastão (Coordenador de Música) - 
Possui mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2011), Especialização em Música (concentração em Composição) pela UERJ (2004) em parceria com a Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), Graduação em Música (Composição) Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1999) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis (1986). Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Católica de Petrópolis e regente do Coral, da Orquestra e do Conjunto Anima e Cuore da mesma instituição. É também Professor de Técnica Gestual no Curso de Pós-Graduação em Regência Coral do Conservatório Brasileiro de Música (Centro Universitário) e professor de harmonia, composição e regência na Escola de Música da UCP.

Prof. Bruno Tamancoldi (Coordenador de História) - Graduado em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2008); possui pós-graduação em Teologia: pressupostos racionais da fé, pela Universidade Católica de Petrópolis (2012) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2013). Atualmente é professor da Rede Privada de Educação e da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Coordenador do curso de História presencial e EaD, e também, da Pós-graduação lato sensu em História do Cristianismo (presencial e EaD) na Universidade Católica de Petrópolis, além de ser professor auxiliar de ensino superior dos Cursos de História e Teologia. É componente do NDEs dos cursos de Letras, Música e Teologia, além de ser membro do Conselho Acadêmico Universitário da mesma intuição. Tem experiência na área de História e Teologia, com ênfase em Teologia e História do Cristianismo, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, EaD, história da educação, história, teologia e pensamento católico. Trabalha com formação religiosa e desenvolve trabalhos de consultoria na área de História do Cristianismo.

Prof. Carlos Frederico (Coordenador de Filosofia) - Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma), com revalidação nacional do diploma pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, processo 23079.001260/04-64). Com graduação e mestrado em Filosofia. Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e professor adjunto da PUC-Rio. Vice-Diretor do Centro de Teologia e Humanidades e coordenador do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Desde 2014, Presidente do Centro Dom Vital, RJ. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ontologia e Filosofia do Direito e Retórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tomismo, metafísica, ética e filosofia medieval. Publicações de várias ordens, como os livros Elementos de Filosofia do Direito, Tomismo Essencial, A Metafísica no Cinema de Robert Bresson e A Arte de Ensinar a Estudar o Direito: Mediar, Sensibilizar, Humanizar, obra em coautoria com a Dra. Hilda Bentes, primeiro lugar na categoria acadêmica do Prêmio Patrícia Accioli de Direitos Humanos da Amaerj, 2014.

Profª. Cíntia Chung (Coordenadora de Pedagogia) - Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente.

Profª. Fabiana Eckhardt (Coordenadora do PPGE) - Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense- UFF (2017); Mestre em Educação (2006) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP (2002). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da UCP de 2010 até 2018 e vice-diretora do Centro de Teologia e Humanidades no período de 2013 até 2018. Atualmente é professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP, do qual é coordenadora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, avaliação educacional, alfabetização, cotidiano escolar, infâncias e educação popular.

Prof. Leandro Rodrigues (Coordenador de Letras) - É licenciado em Letras: Português e suas Literaturas pela Universidade Católica de Petrópolis (2001). É especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2008). É professor e coordenador do Curso de Letras e diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. É representante dos coordenadores na Comissão Própria de Avaliação da Universidade Católica de Petrópolis. É vice-diretor, coordenador e professor do Seminário e Educandário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. É professor concursado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, lecionando no Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio. Tem experiência na área de Educação, Literatura e Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: leitura, aprendizagem, literatura infanto-juvenil, literatura brasileira e língua portuguesa. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia, onde ocupa a cadeira de número 09. É editor-chefe, redador-chefe e membro do Conselho Editorial da Revista Eletrônica Vernaculum - Flor do Lácio. É escritor com publicações nos seguintes gêneros: Romance, Conto, Crônica, Ensaio, Poesia e Teatro.

Rua Benjamin Constant, 213 
Centro - Petrópolis/RJ
24 2244-4000