www.ucp.br

Informações Acadêmicas - Regime de Aprovação

Para ser aprovado, o aluno tem que atender ao conjunto frequência (mínima de 75%) e nota (mínima de 5), conforme orientações abaixo:

Frequência: A frequência é obrigatória a pelo menos 75% das aulas dadas, é exigência legal. Se você obtiver 74% ou menos de freqüência em determinada disciplina, VOCÊ ESTÁRÁ REPROVADO. Preste bastante atenção e compareça às aulas porque NÃO HÁ ABONO DE FALTAS.

Em alguns casos especiais e amparados por Lei (gravidez e militares) a freqüência poderá ser substituída por atividades domiciliares. Igual tratamento poderá ter o aluno portador de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas que caracterizem sua incapacidade física de freqüência às aulas regulares. Em todos os casos, o pedido de tratamento especial deverá ser feito ao início do impedimento para ser despachado pelo CONAC respectivo. Lembre-se que não há abono de faltas.

SISTEMA DE PROVAS

  • O atual sistema de avaliação prevê duas situações distintas: a primeira delas estabelece o que chamamos de avaliação continuada: o professor, ao longo do semestre, avalia o aluno através de provas, trabalhos práticos, testes, estágio supervisionado, elaboração de projetos, etc., e atribui, ao final do semestre, o grau do aluno. A nota mínima de aprovação é 5 (cinco).
  • A outra situação prevê a realização de duas provas que chamamos de PP (prova parcial) e PF (prova final). A PP tem peso 1 e a PF peso 2. A média final é assim calculada: MF = (PP x 1) + (PF x 2) / 3 = nota mínima de 5 para aprovação.

2ª chamada: Evite perder qualquer tipo de avaliação; você somente poderá prestar uma prova de 2ª chamada por disciplina. A 2ª chamada é sempre realizada após o término das aulas e contempla toda a matéria do semestre.

Fique bem atento: não basta você ter média igual ou maior que 5 para aprovação; antes, você tem que ter frequência, pelo menos, igual ou superior a 75% das aulas dadas, em cada disciplina.

VISTA DE PROVA

Evite também faltar no dia e hora determinados para a vista de prova. É nesse momento que você tem a oportunidade de rever sua prova e esclarecer com o professor quaisquer dúvidas sobre sua correção. Não esqueça que essa oportunidade é única.

REPROVAÇÃO

Na Universidade, se você não passar numa disciplina, você não precisa repetir todas as disciplinas; você somente repete a que foi reprovado e continua seus estudos nas do período seguinte. É muito simples, mas tome cuidado com suas matrículas futuras, pois é comum o aluno, reprovado em uma ou mais disciplinas, matricular-se nos períodos seguintes para continuar na mesma turma com seus colegas de estudo. Só que ele esquece que está devendo uma ou mais disciplinas de períodos anteriores e só vai se lembrar disso no final do seu curso. Dessa forma, começam os problemas: coincidência de horários, excessivo número de créditos para concluir o curso, pré-requisitos, oportunidades de emprego perdidas, etc. Portanto, NUNCA DEIXE PARA TRÁS AS DISCIPLINAS EM QUE FICOU REPROVADO, VÁ ELIMINANDO SEMPRE QUE POSSÍVEL SUAS REPROVAÇÕES. Agindo assim, você elimina também possíveis problemas.

 

VOLTAR

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos