www.ucp.br

NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas

O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Católica de Petrópolis (anteriormente denominado CPJPF - Centro de Pesquisa Jurídica e Prática Forense) foi criado em 1969 por uma iniciativa pioneira no meio acadêmico do Direito.

Em atenção à doutrina cristã, os princípios norteadores de tal iniciativa foram atender sem nenhum custo a comunidade carente, buscando a solução de conflitos, e proporcionar ao aluno uma formação completa, oferecendo, inclusive, a prática jurídica efetiva, por meio da atuação em casos concretos.

O atendimento é realizado visando a prática dos atos da profissão, ao mesmo tempo em que agrega a prestação de serviços de relevante valor social à população carente, que não teria recursos financeiros para arcar com os custos de um processo e de um advogado particular.

Atualmente, o atendimento ocorre nas áreas Cível, Federal, de Família, Trabalhista, Mediação, Empresarial, Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal. A atuação do NPJ possibilita o acesso à Justiça e à garantia dos direitos dos assistidos, além da orientação jurídica e dos acordos extrajudiciais, notadamente aqueles realizados pelos grupos de mediação.

Em 2002, além do atendimento na Universidade, a UCP passou a levar a assistência jurídica também aos bairros por meio do projeto "NPJ SOLIDÁRIO". O trabalho é realizado periodicamente nos bairros carentes mais afastados do centro da cidade de Petrópolis.
Segundo levantamento feito pela direção da Faculdade de Direito, os advogados e estagiários do NPJ prestam atendimento a mais de 4.500 pessoas todos os anos.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis/RJ
Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 16h30min às 20h30min
Tel: (24) 2244-4051

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos

Você está aqui: Home NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas