www.ucp.br

Mestrado em Direito da UCP participa de Seminário na sede do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF)

No dia 31 de maio, o Professor Klever Paulo Leal Filpo e a Mestranda Carmen Caroline Ferreira do Carmo Nader, do Mestrado em Direito da UCP, participaram do "Seminário Observa Processos e NEDCPD: divulgação de pesquisas da rede", realizado na sede do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF).

O evento teve como proposta apresentar pesquisas em andamento no âmbito de uma rede de pesquisadores que integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Empírica sobre Administração de Conflitos (GIPAC), ligado ao nosso Mestrado em Direito, ao Observatório Fluminense de Estudos Interdisciplinares e Pesquisas Empíricas em Processo e Sistemas de Justiça (ObservaProcessos /FD-UFF), o Núcleo de Estudos em Direito, Cidadania, Processo e Discurso da Universidade Estácio de Sá (NEDCPD/UNESA) e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (PPGD/UVA).

Na abertura do evento, o Professor Delton Meirelles (PPGSD/UFF) destacou que as pesquisas da rede têm buscado descrever e interpretar as práticas e discursos do campo jurídico a partir de um viés empírico, de modo a permitir novas abordagens no Direito. Já a Professora Fernanda Duarte (PPGD/UNESA) enfatizou a importância das pesquisas científicas serem produzidas coletivamente por meio de cooperação entre diferentes pesquisadores e instituições.

 

klever

Professor Klever e a mestranda Carmem representando a UCP no Seminário.

 

Durante o evento, a mestranda do Curso de Direito da UCP, Carmen Caroline, falou sobre sua pesquisa em andamento, sob orientação do Professor Klever. O trabalho envolve pesquisa de campo (observações e entrevistas) e pretende descrever e colocar sob discussão a utilização da mediação de conflitos na cidade de Nova Iguaçú-RJ, onde a pesquisadora atua como professora universitária.

O Professor Klever destacou que o evento foi importante por dar visibilidade às pesquisas realizadas no âmbito do nosso PPGD, materializando também a parceria acadêmica com outros programas de pós-graduação que têm se ocupado da pesquisa empírica em direito. "No campo do direito, não existe uma tradição de pesquisa empírica. É algo que temos buscado construir dentro dessa rede, por meio da organização e participação em eventos e também de publicações dos resultados de nossas pesquisas, nas quais nos aproximamos empiricamente dos nossos objetos de pesquisa", destacou o docente.

 

Petrópolis, 13 de junho de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos