www.ucp.br

Mais de 600 participantes lotam o Salão Nobre da UCP no debate sobre o suicídio

Na quarta-feira, dia 17 de maio, às 17h30min, no Salão Nobre do Campus BC, o Centro de Ciências da Saúde da UCP, através do Curso de Psicologia, realizou debate com o tema “Razões por trás do suicídio”, baseado na nova série da Netflix, “13 Reasons Why”.

O objetivo do encontro, mediado pelos professores do Curso de Psicologia da UCP, Eduardo Birman, Rosilene Ribeiro e Joseane Garcia, foi debater questões acerca do suicídio, além de analisar o bullying nas comunidades escolares e sociais, conscientizando os familiares, adolescentes e estudantes sobre os cuidados necessários no ambiente virtual.

 

DSC05369 FILEminimizer

Os palestrantes, professores da UCP, Rosilene Ribeiro, Joseane Garcia e Eduardo Birman. 

 

 

SN

Mais de 600 participantes lotaram o Salão Nobre do Campus BC.

 

"A importância do debate foi receber a comunidade dentro da universidade para discutir com seriedade a questão do suicídio abordado na série 13 Reasons Why. A série se propõe a falar abertamente sobre o suicídio, mas deixa de cumprir recomendações da OMS, como por exemplo, expor a cena do suicídio, que pode causar impacto em pessoas fragilizadas. É preciso falar sobre o suicídio, mas com responsabilidade." – Explicou a professora do Curso de Psicologia da UCP, Joseane Garcia.

 

DSC05345 FILEminimizer

Pais, professores e estudantes de diversos colégios participaram do encontro.

 

“A palestra foi uma experiência extraordinária por ter profissionais de altíssimo nível palestrando sobre o tema do suicídio. Certamente foi de grande valia estar ouvindo as questões sobre o assunto. ” – Disse Leila França, Coach do Instituto Brasileiro de Coaching o IBC. 

 

DSC05355 FILEminimizer

No final da palestra, os estudantes participaram do debate com perguntas aos profissionais da área. 

 

A palestra reuniu diversos profissionais da área da educação, como a Diretora do CEI Prefeito Sérgio Fadel, Rosane Cristina Vargas Dutra. Para a diretora, o evento foi uma excelente oportunidade de reflexão sobre um tema que aflige os educadores e os pais, atingindo muitas pessoas nos dias atuais. Rosane ainda parabenizou os professores que conduziram o debate com profissionalismo e seriedade, “parabéns também à UCP pela sensibilidade de levar esta discussão para além dos muros da Universidade, demonstrando que realiza seu papel social de difundir o conhecimento”, finaliza. 

"Saí do debate de ontem muito agradecido e emocionado. Ter estado ao lado das professoras Rosilene Ribeiro e Joseane Garcia foi uma grande honra. Ter visto o auditório lotado mostrou o quanto nossa sociedade está ávida de conhecimento e orientações. Quebrar um tabu e poder falar de suicídio é uma vitória nossa na luta contra o preconceito. Foi difícil controlar minhas emoções. Estou profundamente agradecido pela oportunidade!" – Disse o professor do Curso de Psicologia da UCP, Eduardo Birman.

 

DSC05391 FILEminimizer

Os professores do Curso de Psicologia, Joseane Garcia, Eduardo Birman, Rosilene Ribeiro, a Coordenadora do Curso de Psicologia, Professora Mara Noel, e a pró-reitora de graduação, Regina Máximo.

 

De acordo com a professora Rosilene Ribeiro, “o debate de ontem representou um marco para o nosso Curso, pois consolidou o papel da Psicologia como ciência que permeia e subsidia as grandes temáticas contemporâneas”. A professora completou dizendo que, “reunir um público tão diverso para refletirmos a respeito de uma questão que afeta a toda sociedade foi um grande desafio”.

 

DSC05383 FILEminimizer

Professora Mara Noel com os estudantes da UNIGRANRIO, que subiram a serra para prestigiarem o evento. 

 

A coordenadora do Curso de Psicologia da UCP, professora Mara Noel, falou sobre o compromisso do Curso em montar um grupo de estudo, envolvendo estudantes e profissionais de diversas áreas, para pesquisar mais sobre o tema debatido e desenvolver projetos de prevenção e promoção da saúde. “Nosso objetivo é levar informação à comunidade e dar oportunidades aos acadêmicos de refletir sobre as demandas da contemporaneidade", ressaltou a coordenadora.

 

Petrópolis, 18 de maio de 2017

 

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos