www.ucp.br

Professor do Curso de Direito da UCP lança livro e celebra o dia da Defensoria Pública na Cidade de Petrópolis

No próximo sábado, dia 20 de maio, às 17h, na sede das Academias Petropolitana de Letras, o Professor do Curso de Direito da UCP, Cleber Alves, lança livro intitulado "Defensoria Pública no Século XXI: Novos horizontes e desafios", em coautoria com o Professor e Defensor Público do Estado do RJ, Pedro González.

O Defensor Público-Geral do Estado do RJ, Dr. André Castro, descreve a obra como “valiosa para o atual debate sobre o modelo de assistência jurídica gratuita prestada pelo Estado, inserindo esse tema nos contextos jurídico, político e econômico, nacional e internacional. O renomado defensor público Cleber Alves pública no Brasil dois importantes textos apresentados na Universidade de Londres, durante seu profícuo período como professor convidado, enfrentando os aspectos teóricos e práticos da natureza do direito à assistência jurídica, bem como antevendo o atual debate sobre a ampliação da necessidade desse serviço, por um lado, e a crise de financiamento, que pressiona em sentido contrário”. O Defensor completa dizendo que, “o fundamento democrático do acesso à justiça e da Defensoria Pública são temas centrais das reflexões do jovem e talentoso defensor público Pedro González, analisando as normas constitucionais de proteção às pessoas em situações de vulnerabilidade. Os anexos também são de leitura obrigatória, trazendo para o público brasileiro as reflexões de dois grandes expoentes internacionais sobre o tema, os professores Pascoe Pleasence, da University College London (UCL) e Earl Johnson Jr., um dos principais colaboradores do professor Mauro Cappelletti no famoso “Projeto Florença”, sobre acesso à Justiça, e autor da obra seminal “To Establish Justice for All”. André Castro,Defensor Público Geral do Estado do Rio de Janeiro”.

 

cleber

 

A data do lançamento marca as celebrações do dia da Defensoria Pública em Petrópolis, comemorado dia 19 de maio, data consagrada à Santo Ivo, padroeiro dos juristas.

Para destacar a data, a Prefeitura de Petrópolis e a Câmara Municipal vão iluminar na cor verde (cor institucional da Defensoria), do dia 18 ao dia 21 de maio, alguns monumentos da cidade: Obelisco, prédio da Câmara e o prédio da Prefeitura. No domingo, dia 21 de maio, às 11h30min, na Catedral, será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão.

 

Petrópolis, 15 de maio de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos