www.ucp.br

O Centro de Ciências Jurídicas e Programa de Pós-Graduação em Direito oferecem palestra na aula inaugural e realizam o II Encontro de Direitos Humanos e Ciências Criminais da UCP

No dia 07 de abril, às 10h, no Salão Nobre do Campus BC, o Centro de Ciências Jurídicas e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP ofereceram uma palestra na aula inaugural do Mestrado em Direito e realizaram simultaneamente o II Encontro de Direitos Humanos e Ciências Criminais da UCP.

A palestra foi ministrada pelo Prof. Salo de Carvalho e pela Prof. Mariana de Assis Brasil e Weigert, autores do livro “Sofrimento e clausura no Brasil contemporâneo”.

“Os textos reunidos no livro possuem, como objeto central de análise, a crítica da racionalidade punitivista que conduz a atuação igualmente política dos atores do sistema punitivo e que faz com que estas instituições se mantenham inabaladas. Abordamos, orientados pela Criminologia Crítica, essa adesão dos sujeitos que colocam em marcha as agências de enclausuramento (carcerária e manicomial) ao punitivismo, tentando compreender, por exemplo, como são criados e como operam os dispositivos de relegitimação e de reforço da pena e das medidas de segurança e como são obstaculizadas as alternativas penais, as quais são transformadas, naturalmente, em aditivos sancionatórios. O tema das alternativas aos modelos carcerocêntrico e periculosista é uma constante no livro. ” – Explicou a palestrante, Prof. Mariana de Assis Brasil e Weigert, sobre a obra apresentada durante a aula inaugural.

Salo de Carvalho é Professor é Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000), Pós-Doutor em Criminologia pela Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, ES) (2008-2010) e Pós-Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2014-2016). Mariana de Assis Brasil e Weigert é Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Mestre em Criminologia e Execução Penal pela Universidad Autónoma de Barcelona (2007), Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2008) e Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2015).

“A experiência foi muito gratificante. O ambiente acadêmico da UCP é incrível e merece destaque o programa de pós-graduação (Mestrado) em Direito. O comprometimento dos professores e da coordenação do curso com a excelência acadêmica ficou evidente pela qualidade do debate. Professores e mestrandos estão de parabéns pelo curso que estão construindo, o que dignifica ainda mais a tradição da UCP no ensino." – Disse o palestrante, Professor Salo de Carvalho.

Para o professor do Curso de Direito da UCP, Klever Filpo, “a Coordenação do Mestrado e o Prof. Santoro, que conduziu os trabalhos, foram muito felizes ao convidarem os Professores Salo e Mariana para nossa aula inaugural. A apresentação foi baseada em dados empíricos de alta relevância, fruto de cuidadosa pesquisa, proporcionando uma visão crítica sobre o sistema penal e penitenciário, no Brasil”. O professor Klever conclui dizendo que “para os mestrandos foi uma oportunidade ímpar, já que os convidados recortaram e problematizaram diversos aspectos que podem servir de inspiração para pesquisas no campo da criminologia e na interface entre o direito, a sociologia e a psicologia. Também vejo como um ponto positivo o destaque dado à pesquisa empírica com que temos trabalhado intensamente nos últimos anos, tanto na graduação como no mestrado”. 

 

DSC 0715 FILEminimizer

Auditório do Campus BC lotado durante toda a palestra.

 

Petrópolis, 12 de abril de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos