www.ucp.br

Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP oferece aula inaugural com Manoel Aranha Corrêa do Lago

No dia 05 de abril, às 14h, no Auditório do Campus BC, o Pós-Graduação em Educação da UCP realizou uma aula inaugural com o tema ​ "Anísio Teixeira e Heitor Villa-Lobos: Uma Experiência de Educação Musical", ministrada por Manoel Corrêa do Lago.

O palestrante Manoel Aranha Corrêa do Lago tem uma dupla formação em Economia e Música: bacharelou-se em Economia pela UFRJ, tendo posteriormente obtido os títulos de Mestre em Administração Pública (“Master in Public Affairs”) pela Woodrow Wilson School da Universidade de Princeton (1980), Doutor em Musicologia pela Unirio (2005) e um Pós-Doutorado em Musicologia histórica no IEB/USP (2009).

Seus estudos musicais (piano, análise e composição) realizaram-se principalmente com Arnaldo Estrela, Esther Scliar e Nadia Boulanger. Sua tese de doutorado na Unirio, intitulada O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: Modernismo Musical no Rio de Janeiro Antes da Semana, foi agraciada em 2007 com o “Prémio Capes /Área de Artes”. Em 2011, foi eleito membro da Academia Brasileira de Música (Cadeira n.º 15 - Carlos Gomes).

“Sugeri o nome de Manoel Aranha Corrêa do Lago, por duas razões: porque a música sempre foi uma das manifestações mais expressivas da cidade de Petrópolis e porque, nem sempre, esta atividade artística é contemplada na área da Educação. ” – Disse o Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Pedro Benjamim Garcia.

O professor Pedro complementou dizendo que “a aula inaugural, proferida pelo palestrante, foi exitosa por contemplar o lado teórico do significado do ensino de música no Brasil, na década de 1930, e o lado prático, que foi ilustrado com gravações que corroboraram o que estava sendo explanado. O fato de colocar lado a lado Villa-Lobos e Anísio Teixeira, dois dos nomes mais expressivos de nossa cultura, contemplou o significado da relação educativa e musical que, quando juntas, podem produzir uma excelência que ainda não se produziu em nossos dias”.

 

DSC 0677 FILEminimizer

Manoel Aranha Corrêa do Lago ministrando para os estudantes.

 

De acordo com Marcos Levi De Oliveira, estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação, “O Professor Manoel Aranha apresentou de forma muito agradável e sucinta o momento histórico em que o maior nome da música erudita do Brasil, Villa Lobos implantou no então distrito federal um projeto que levava as escolas o canto orfeônico. Um dos pontos legais na palestra foi a possibilidade de ouvir algumas das canções que fizeram parte do projeto”.  

 

DSC 0686 FILEminimizer

Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP no final da aula com o palestrante convidado.

 

 

Petrópolis, 10 de abril de 2017

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos