www.ucp.br

Centro de Teologia e Humanidades da UCP promove o evento “Expoentes da Literatura: Estudos sobre Literatura Contemporânea"

 

Entre os dias 27 e 28 de março, no auditório do Campus BC, o Centro de Teologia e Humanidades da UCP organizou, em homenagem à Antônio Torres, o Evento Expoentes da Literatura, com Estudos sobre Literatura Contemporânea.

Antônio Torres é um autor premiado, com várias edições no Brasil e traduções em muitos países. É um dos nomes mais importantes da sua geração, com uma obra expressiva que abrange 11 romances, 1 livro de contos, 1 livro para crianças, 1 livro de crônicas, perfis e memórias. Além de dois projetos especiais (O centro das nossas desatenções, sobre o centro do Rio de Janeiro - e que rendeu um documentário para a TV Cultura, São Paulo -, e O circo no Brasil, da série História Visual, da Funarte, Fundação Nacional de Arte).

Na primeira noite, dia 27 de março, segunda-feira, às 20h50min, ocorreu uma mesa-redonda, com o objetivo de refletir sobre a Literatura Contemporânea. A mesa foi composta pelo o homenageado, Antônio Torres, o Prof. Me. Leandro A. Rodrigues e a Profª. Ma. Aline de Almeida Rodrigues. 

 

DSC 0605 FILEminimizer

Auditório do Campus BC no primeiro dia do evento. 

 

"O evento "Expoentes da Literatura - uma homenagem a Antônio Torres" nos proporcionou reflexões importantíssimas a respeito do momento contemporâneo da literatura. Também nos trouxe a satisfação de ouvir um pouco mais sobre a obra e sobre o processo de escrita do ilustre acadêmico.  A generosidade do autor em compartilhar conosco aspectos da carpintaria de seus romances e o empenho dos alunos do curso de letras em suas leituras são lições de poesia e afeto que ficaram registradas em nossas memórias." – Explicou a Professora da UCP, Ma. Aline de Almeida Rodrigues.

Na última noite, dia 28 de março, terça-feira, às 19h, foi realizada uma apresentação da obra e bate-papo com o homenageado, para reflexão sobre a obra de Antônio Torres e explorar as questões que envolvem a criação literária.

 

IMG 9365 FILEminimizer

Mesa composta pela professora Aline, Antônio Torres e o professor Leandro Rodrigues no último dia de evento.

 

DSC 0607 FILEminimizer

Obras de Antônio Torres expostas durante o evento.

 

“Foi uma jornada literária muito bonita e profícua, com um trabalho de base que causou uma mobilização extraordinária de alunos de Letras da UCP, sob a coordenação do incansável professor Leandro Antônio Rodrigues. Ao ser por ele escolhido como o autor homenageado, senti-me no altar de Deus. Toda a programação valeu como um curso intensivo de literatura contemporânea brasileira e portuguesa, e esta muito bem apresentada pela professora Aline de Almeida Rodrigues. Senti-me profundamente honrado ao ver a minha obra no centro das atenções de todos os participantes. Meus agradecimentos a todos. ” – Disse o autor homenageado, Antônio Torres.

 

 

Petrópolis, 04 de abril de 2017

 

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos