www.ucp.br

Os Cursos de Comunicação Social e Marketing da UCP oferecem palestra sobre A Relevância da Pesquisa de Audiência para o Planejamento de Mídia

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UCP, promoveu no dia 27 de março, para os estudantes dos Cursos de Comunicação Social e Marketing, uma palestra com Lucas Cunha, sobre A Relevância da Pesquisa de Audiência para o Planejamento de Mídia.

O palestrante Lucas Cunha é Publicitário, com MBA em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva pela ESPM-RJ e pós-graduado em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC-FACHA. Atua há 7 anos no mercado de comunicação, com passagem em programadora de TV e agências de propaganda. Há 3 anos trabalha na Kantar IBOPE Media, na equipe responsável pelo atendimento e capacitação dos analistas de consumo e mídia de veículos de comunicação, agências de propaganda e anunciantes.

O objetivo da palestra foi discutir o caráter estratégico da pesquisa de mercado para o planejamento de mídia e apresentar o trabalho da Kantar IBOPE Media, no que se refere às pesquisas comportamentais e que colaboram para a determinação das características de consumo no Brasil. 

 

DSC 0599 FILEminimizer

Lucas Cunha se apresentando aos estudantes da UCP.

 

O tema interessou também os estudantes dos cursos de Economia, Relações Internacionais e Administração. Com o salão nobre repleto, o palestrante trouxe um estudo de caso do lançamento de uma marca fictícia de carro para jovens AB. No transcorrer da palestra, foram apontadas "descobertas" sobre o perfil de consumo deste público, utilizando métricas e dados que o Kantar IBOPE Media disponibiliza ao mercado, para que anunciantes, agências e veículos de comunicação possam otimizar recursos e serem mais eficazes em seus planejamentos, não só selecionando mídias com mais índice audiência, como também, a referência  de "afinidade" ao perfil do target.

A professora Raquel Lobão, dos cursos de Comunicação Social e Marketing da UCP, acredita que a vinda de um profissional atento às transformações do mercado de pesquisa à UCP é valiosa, porque permite um contato próximo com a realidade ainda desconhecida pelos alunos. A professora concluiu que “ter um publicitário especializado em planejamento de mídia, explicando o que é audiência e como Kantar IBOPE Media a calcula foi sensacional. A iniciativa é prova de que, muitas vezes, a parceria com representantes do mercado é essencial para que o conteúdo repassado aos alunos seja completo". 

 

ibope

Salão Nobre da UCP repleto na palestra.

 

​Para o palestrante Lucas Cunha, “um bom planejamento de mídia demanda uma estratégia baseada em dados, e a qualidade das informações coletadas faz toda a diferença no resultado final de uma campanha. Em uma época de tantas informações distorcidas e de liquidez da comunicação, ter acesso ​a dados de qualidade é fundamental para a assertividade de uma campanha: atingir o consumidor alvo e, por consequência, incrementar sua rentabilidade. Um dos grandes desafios do mercado é compreender o consumidor, saber como e quando ele será impactado. Um caminho são as pesquisas comportamentais, que apresentam um panorama do o que é consumido pelo target. E também é preciso compreender o que é consumido, por meio de pesquisas específicas para cada meio. Considerar, por exemplo, que a televisão vai muito além da tela grande e entender como este consumo acontece. Pensar sempre que a plataforma e o conteúdo devem ser avaliados em conjunto”.

Lucas conclui dizendo que, “com tantas ferramentas e dados disponíveis, a pesquisa de mídia coloca o planejador em uma posição de enorme responsabilidade na busca pelo sucesso de uma campanha e, muitas vezes, do negócio de um anunciante. A Kantar IBOPE Media entende que, neste contexto, a busca por métricas claras e de qualidade segue ainda maior.

“Os estudantes participaram com muito interesse e trouxeram vários questionamentos. A palestra integrou o programa da disciplina de opinião pública e propaganda, além de ilustrar para estudantes das disciplinas de administração em marketing e pesquisa de mercado conteúdos já trabalhados em aula. ” – Finalizou a Professora Katia Manangao, coordenadora do Curso de Bacharelado em Marketing e Comunicação Social.

 

 Petrópolis, 03 de abril de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos