www.ucp.br

UCP promove a Semana de Integração dos Calouros 2017 com programação diversificada

Atividades musicais, esportivas e de solidariedade movimentaram a semana dos calouros.

 A Semana de Integração dos Calouros da UCP somou esforços entre a Instituição, DCE (Diretório Central dos Estudantes), Diretórios Acadêmicos dos cursos e Pastoral da Universidade. As atividades envolvidas atendem à Lei Municipal nº 7.392, de 19 de janeiro de 2016, que visa coibir os trotes nas instituições de ensino a partir de práticas saudáveis para o acolhimento de novos alunos.

A semana foi aberta na segunda-feira, dia 06 de março, com o convite aos estudantes para a campanha de doação de sangue “Calouro Sangue Bom”, em parceria com o Hospital Santa Tereza de Petrópolis. A iniciativa atraiu calouros, veteranos e até mesmo os funcionários da UCP durante toda a semana de integração.

De acordo com Alexandre Paladino Bernardes, captador do grupo GSH Banco de Sangue, “seria de extrema importância que todas as instituições de ensino se engajassem mais nessas ações, como a iniciativa da UCP, visando conscientizar os alunos sobre a importância de se tornar um doador de sangue”. Alexandre também contou que poucas pessoas sabem que o Grupo GSH é responsável por atender a maioria dos hospitais da cidade, tanto da rede pública, quanto particular, como por exemplo o próprio Hospital Santa Teresa, o Pronto-Socorro Nelson de Sá Earp, as UPAS, o CTO, o Hospital da Unimed, etc. A equipe do Grupo GSH aproveitou o momento para agradecer aos novos estudantes e doadores, “nós do Banco de Sangue ficamos bastante gratos e felizes com esse tipo de mobilização, pois somente através delas conseguimos manter os nossos estoques de sangue em níveis adequados para atender toda demanda”.

Na terça-feira, dia 07 de março, foi realizado no jardim interno do Campus BC, o Intervalo Musical, às 20h30min, com a Banda da Escola de Música da UCP. Os estudantes se reuniram em volta do jardim e ocuparam os três andarem para prestigiarem a banda e os hits do momento. O mesmo Intervalo Musical ocorreu no Campus BA, na sexta-feira, dia 10 de março.

 

IMG 6121 FILEminimizer

Banda da Escola de Música da UCP animando o intervalo dos calouros no Campus BC.

 

BANDA 3

Estudantes prestigiando a banda junto com o Maestro Antônio Gastão.

 

BANDA 4

Estudantes reunidos no intervalo Musical.

 

BANDA 5

Estudantes reunidos no intervalo do Campus BC.

  

IMG 6126

Banda da Escola de Música da UCP e o vice-reitor e também Diretor da Escola de Música, Marcelo Vizani.

 

IMG 8096

 Banda da Escola de Música da UCP se apresentando no intervalo dos calouros no campus BA.

 

A semana de Integração dos Calouros 2017/01 da UCP também recebeu o Concerto de Boas-Vindas, no Campus BC (Benjamin Constant) e no Campus BA (Barão do Amazonas), nos dias 08 e 09 de março, sob a regência do Maestro Antônio Gastão. O Concerto reuniu algumas das melhores peças da música popular e folclórica brasileira e estrangeira. 

 

coral bc2

Coral da UCP no Concerto de Boas-Vindas no campus BC.

 

IMG 6162

Estudantes presentes na apresentação do Coral no Campus BC.

 

coral ba

 Coral da UCP se apresentando no Concerto de Boas-Vindas no campus BA.

 

coral ba1

 Maestro Antônio Gastão com o Coral da UCP em sua emocionante apresentação.

 

O maestro da UCP falou sobre a importância de reunir os estudantes em práticas musicais, “para nós é um prazer e uma alegria cantar dando boas-vindas aos alunos, tanto calouros quanto veteranos. Para os calouros, especialmente, é, muitas vezes, a primeira oportunidade que eles têm de conhecer esse trabalho tão bonito que a UCP mantém já faz mais de 40 anos, uma demonstração do compromisso de nossa Universidade com a Arte e a Cultura, dois pilares da educação. É importante que nossos alunos percebam que frequentar a Universidade não é apenas vir e assistir suas aulas e cumprir suas provas e tarefas, mas estar envolvido em um mundo mais amplo para expandir seus horizontes”. 

Para o aluno do primeiro período de economia, Gabriel Teixeira, “a programação da semana possibilitou conhecer melhor a universidade, seus valores e os demais estudantes, os quais conviverei nos próximos 4 anos. Me emocionei com o Coral e a receptividade de todos”.

A semana receptiva foi finalizada no último sábado, dia 11 de março, com os Jogos de Integração no Centro Poliesportivo da UCP, com o objetivo de uma disputa saudável, visando a união entre os alunos.

Participaram da atividade esportiva os estudantes ingressantes das graduações em Biomedicina, Comunicação Social, Direito, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Psicologia e Relações Internacionais. Um dos critérios para a participação foi a doação de alimentos não-perecíveis, que serão distribuídos pela Pastoral Universitária.

 

DSC 0670 FILEminimizer

O Handebol Feminino foi disputado entre Direito (6 atletas) e Educação Física (8 atletas).

 

DSC 0626 FILEminimizer

O Futsal masculino foi disputado pelos cursos de Marketing (8 atletas), Comunicação Social (12 atletas), Educação Física (12 atletas) e Engenharia (8 atletas), o curso de direito formou dois times, pois tinham 22 atletas.

 

O professor Cristiano Queiroz de Oliveira, coordenador do curso de Educação Física da UCP, reforçou a importância dos Jogos que ocorreram para cerca de 180 estudantes, “trata-se de uma possibilidade de interação entre os diversos cursos da Universidade e permitem a vivência profissional de alguns alunos veteranos, como os de fisioterapia que trabalharam no atendimento dos casos de lesões e dos alunos de educação física que trabalharam na arbitragem e no controle das súmulas dos jogos. Iniciativas como os Jogos de Integração promovem não só a maior aproximação entre os alunos de diversos cursos da UCP, como também aproxima diversos setores da Universidade como a Pastoral e o Curso de Educação Física, uma vez que a primeira sempre esteve à frente do evento e agora conta com a ajuda dos professores e alunos da Educação Física para a realização do evento”. O professor Cristiano aproveitou para anunciar a próxima atividade esportiva, “nesse evento já deu para observar uma disputa acirrada entre alguns cursos e os Jogos Intercursos que ocorrerão em agosto irão deixar claro o amor dos nossos estudantes pelo esporte, aguardem”.

 

IMG 7822 FILEminimizer

Equipe da Pastoral, com o Padre Moises, e os professores do curso de Educação Física.

 

“Os jogos marcaram um momento muito bonito dessa semana de integração e interação entre os estudantes. Foi um trabalho gratificante organizado pela Pastoral da UCP e o Curso de Educação Física. O primeiro fruto desses jogos foi poder observar a aproximação de estudantes que até então não se conheciam e esperamos frutos maiores com o Intercursos se aproximando, onde fortaleceremos os laços com o esporte. “ – Disse o Capelão da UCP, Padre Moisés.

 

DSC 0675 FILEminimizer

Estudantes após a partida de handebol, com vitória do curso de Educação Física.

 

DSC 0618 FILEminimizer

Curso de Comunicação Social na torcida dos Jogos de Integração.

 

DSC 0631 FILEminimizer

Estudantes atuantes na organização dos jogos, com os professores de Educação Física da UCP, Cláudio, Cristiano e Janine.

 

DSC 0619 FILEminimizer

Estudantes do Curso de comunicação social minutos antes de entrarem em quadra.

 

DSC 0628 FILEminimizer

Estudantes do Curso de Direito conectados pelo esporte.

 

DSC 0673 FILEminimizer

Time de Educação Física, vencedor no Futsal Masculino, reunido no final do jogo.

 

Para Márcio Albery, calouro no curso de Educação Física e camisa 12 do time, foi uma experiência única participar dos jogos, “achei importante a ideia da UCP, de promover essa união por meio do esporte, ainda mais esportes coletivos que nos ajudam interagir e conhecer mais o colega de curso, ou de outros cursos. A competição é importante e motiva as pessoas, precisamos de motivação sempre, principalmente quando iniciamos algo novo em nossas vidas. A missão agora é levar esse espírito para dentro da sala de aula também”. 

 

DSC 0672 FILEminimizer

Time vencedor no Handebol Feminino.

 

DSC 0621 FILEminimizer

Estudantes responsáveis pelo suporte nos Jogos com a professora Ave Regina, Coordenadora do Curso de Fisioterapia.

 

A pró-reitora de graduação, Regina Máximo, finalizou dizendo que “os objetivos foram alcançados. Vimos estudantes felizes, participando das atividades, vimos também veteranos apoiando calouros, numa verdadeira integração”. 

 

Petrópolis, 15 de março de 2017

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos