www.ucp.br

O Centro de Ciências Jurídicas e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP promovem gratuitamente a Oficina "Direitos Humanos e Literatura"

O Centro de Ciências Jurídicas e o Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP oferecem, a partir do mês de março, a Oficina "Direitos Humanos e Literatura". Os encontros serão realizados toda quarta-feira, do dia 08 de março até o dia 14 de junho, de 17h30min às 19h, no Salão Nobre - Campus BC - Rua Benjamin Constant, 213 – Centro.

O objetivo do curso, que será ministrado pela Profª. Drª. Hilda Bentes e pela Profª. Drª. Denise Salles, é estimular as leituras de textos literários como forma de desenvolver a habilidade linguística, a capacidade argumentativa e a sensibilização em face das graves violações dos direitos humanos. Fornecer a compreensão dos direitos humanos através da leitura de obras literárias representativas dos eixos temáticos selecionados: violência e dominação contra a mulher; autoritarismo e discriminação racial; infância, violência e autoritarismo. Além de incentivar a relação entre Direito e Literatura, bem como a Educação dos Direitos Humanos, com vistas a afirmar a cidadania e a implementação de práticas sociais voltadas para a tolerância, o reconhecimento do outro, o respeito à diversidade, a solidariedade, valores éticos indispensáveis para a realização da dignidade humana no plano pessoal, social e político.

“O curso de extensão “Oficina Direitos Humanos e Literatura” insere-se na vertente de estudos interdisciplinares de Direito e Literatura, enfoque que vem crescendo significativamente nos últimos anos em nível nacional e internacional. Trata-se de um convite à leitura (integral e obrigatória) de textos literários de autores brasileiros para uma reflexão sobre Direitos Humanos, especialmente: Lima Barreto; Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles; Monteiro Lobato, Érico Veríssimo e Graciliano Ramos. ” – Disse a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP, Denise Lopes Salles.

O Público-alvo são estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Filosofia, História, Letras, Música e Pedagogia.

Datas: 08/03, 29/03, 26/04, 10/05, 31/05 e 14/06 (de 17h30min às 19h). 

O Programa completo do curso, currículo das professoras e inscrições estão disponíveis aqui.


Petrópolis, 02 de março de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos