www.ucp.br

Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da UCP

Com foco nas discussões e em temas pertinentes aos Direitos Humanos, o mestrado em Direito da UCP, aprovado em 2011 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), explora os fundamentos, processos e efetivação da Justiça com pesquisas capazes de construir um meio justo para a concretização de direitos no cenário contemporâneo. O curso inclui o viés da justiça na abordagem aos direitos internacional, constitucional e infraconstitucional.

"O PPGD-UCP possui professores que combinam reconhecida atuação no mercado de trabalho com o rigor da academia, isso fez com que, em pouco tempo, nosso mestrado fosse reconhecido em todo o Brasil. Assim, o aluno com formação em Direito e áreas afins encontrará espaço apropriado para obter titulação acadêmica de alto nível e desenvolver pesquisa científica em temas atuais relacionado aos Direitos Humanos. " – Disse o professor Rodrigo Grazinoli Garrido, coordenador do Mestrado em Direito da UCP.

Por se tratar de um programa de pós-graduação com ênfase em debates relacionados aos direitos humanos, espera-se que o curso atenda às expectativas de alunos e profissionais de áreas afins, em especial das ciências sociais e humanas. Com efeito, a especificidade deste Programa, em razão de sua área de concentração, mantém forte relação com as demais ciências humanas e sociais, o que atenderia a crescente demanda pelo ensino e pelas pesquisas com caráter multidisciplinar e estreita relação entre os direitos humanos.

Claudio Franco, ex-aluno do Mestrado em Direito, fala sobre a sua satisfação em cursar o mestrado na Universidade Católica de Petrópolis e reforça o aspecto multidisciplinar, “foram dois anos intensos de profícua reflexão acadêmica em que pude encontrar no PPGD/UCP todas as condições para obter crescimento pessoal e profissional, sobretudo em direção ao caminho árduo das letras jurídicas e do ensino e pesquisa na Academia. O diferencial desse programa de pós-graduação é justamente a sua íntima conexão com os Direitos Humanos, apresentando linhas de pesquisa excelentes e com uma proposta verdadeiramente multidisciplinar. Tal contexto propõe reflexões formidáveis que permeiam todas as disciplinas do curso, propiciando condições tanto ao operador do direito, em particular, quanto ao profissional proveniente de outras áreas, especialmente das Ciências Humanas e Sociais, para pensar, refletir e questionar a sociedade contemporânea sob a égide dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e, bem como, compreendendo toda a sistemática protetiva da Dignidade da Pessoa Humana, que é corolário inafastável do Estado Democrático de Direito, consignada na Constituição Federal de 1988. Minha experiência com a UCP foi excelente e atendeu as minhas expectativas. Recomendo o Mestrado em Direito da UCP tanto para aqueles que querem seguir ou já estão seguindo o caminho da docência no ensino superior, quanto para os que buscam crescimento pessoal e profissional e, mais, para todo aquele que queira realmente entender a verdadeira importância dos Direitos Humanos em nossa sociedade, desmistificando falsos conceitos e ideologias erradas e superficiais a esse respeito. ” Claudio finaliza o registrando o seu agradecimento “à Coordenação do PPGD/UCP e, bem como, a todos os seus ilustres professores e funcionários que, embora conduzam um programa relativamente novo, não tem medido esforços para torná-lo um espaço de excelência na pesquisa acadêmica. ”

Em sintonia com a missão e os objetivos da Universidade Católica de Petrópolis, o Mestrado em Direito conservou os mesmos objetivos e finalidades de sua proposição à CAPES, que é democratizar o conhecimento e a produção de novos conhecimentos sobre justiça, processo e direitos humanos relevantes no âmbito nacional e regional, promovendo uma reflexão crítica e valorativa da atual realidade jurídica e das possibilidades de sua transformação, tendo em vista a efetiva realização da justiça e dos direitos humanos nas instituições jurídicas e na sociedade brasileira.

Exemplificando a produção de novos conhecimentos, Miguel Barreto, ex-aluno do mestrado em Direito da UCP, fala sobre a possibilidade de publicar seu livro, "Agradeço a instituição pela excelência do curso e pela qualidade dos professores, que me possibilitaram, inclusive, publicar livro fruto dapesquisa realizada no programa.Louvo também, fraternamente, o coordenador Prof. Rodrigo Grazinoli,que com dedicação, criatividade, autodisciplina, curiosidade intelectual e ética profissional vivenciou e compartilhou com os alunos os desafios apresentados por esta pós-graduação de alto nível." Miguel também destaca a diversidade de instituição que "sempre pautou sua atuação de forma democrática, reconhecendo as inúmeras culturas e a multiplicidadeideológica do corpo docente e discente, cumprindo com brilhantismo o seu papel de produzir excelência educacional."

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UCP funciona com ótima infraestrutura própria, localizada no primeiro andar do prédio 05-A do Campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis. Horários flexíveis com turmas presenciais, durante a semana na parte da manhã, tarde e noite.

 

Mais informações pelo telefone (24) 2244-4096 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Confira o conteúdo completo do curso aqui.

 

Petrópolis, 02 de fevereiro de 2017 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos