www.ucp.br

O Centro de Ciências Jurídicas da UCP realizou o I Encontro de Direitos Humanos e Ciências Criminais

O Centro de Ciências Jurídicas da UCP realizou na última quarta-feira, dia 22 de fevereiro, às 19h, no Campus BC o I Encontro de Direitos Humanos e Ciências Criminais, com o tema “A (des)legitimação das medidas de segurança no Brasil”, ministrado pela Profa. Dra. Thayara Castelo Branco.

A palestrante, Profa. Dra. Thayara Castelo Branco é doutora e mestra em Ciências Criminais pela PUC/RS; professora e coordenadora da pós-graduação da Universidade CEUMA; professora da UEMA e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA.

O objetivo do encontro foi apresentar o cenário brasileiro sobre as medidas de segurança e discutir sua legitimidade e o público alvo foram estudantes de mestrado e graduação, bem como professores.

A palestrante, professora Thayara, agradeceu o acolhimento da Universidade e falou sobre a participação dos estudantes, “quero muito agradecer ao amigo Antônio Eduardo Santoro, seus alunos e orientandos, bem como a própria Universidade Católica de Petrópolis, pela calorosa recepção que tive ontem. Foi uma experiência fantástica, com alunos interessados no diálogo e na observação crítica sobre o Sistema Penal-psiquiátrico genocida. Mais uma vez construímos uma academia da afetividade”.

 

IMG 6079 FILEminimizer

Na foto, o professor Antonio Santoro e a professora palestrante Thayara Castelo Branco.

 

“Esse é o primeiro evento de um ciclo que trará os maiores nomes das ciências criminais do Brasil e do mundo à nossa universidade. O objetivo é, além da difusão do conhecimento científico e acadêmico, colocar o PPGD/UCP no roteiro dos eventos mais qualificados do país. A professor Thayara Castelo Branco nos brindou com uma palestra de tirar o fôlego, que lotou completamente o auditório do início ao fim. ” – Disse o professor do curso de Direito da UCP, Antônio Santoro.

 

 

Petrópolis, 23 de fevereiro de 2017

Centro de Teologia e Humanidades da UCP realizou palestra para os estudantes do curso de Letras

Na última segunda-feira, dia 20 de fevereiro, às 20h50min, o Centro de Teologia e Humanidades da UCP ofereceu para estudantes do curso de letras a Oficina “Novos saberes, velhos problemas: a Linguística Aplicada e o ensino de Língua Portuguesa”, com a Profª. Drª. Luciana Paiva de Vilhena Leite. O evento foi realizado no Campus BC e teve como objetivo a reflexão sobre a linguística aplicada à língua portuguesa, relacionando a linguística com a língua portuguesa.

A professora Drª. Luciana Paiva de Vilhena Leite é Graduada em Letras (Português/Licenciaturas) pela Universidade Católica de Petrópolis (1998), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou na Rede Particular e na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (Secretaria Estadual de Educação) nos ensinos fundamental e médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atuou no ensino de Língua Portuguesa para cursos de graduação e pós-graduação (especialização), onde, neste último nível, participou do Curso de Especialização Lato Sensu em Linguística e Literatura (2007-2010) da Universidade Católica de Petrópolis e coordenou, na mesma instituição, o curso de Especialização em Aprendizagem da Leitura e da Escrita (2009). Atualmente é Professora Adjunta - nível IV - da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde é também coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras desde 2015. Suas linhas de investigação perpassam temas ligados ao sujeito na linguagem partir das relações estabelecidas em torno do discurso de si e da alteridade, especialmente na perspectiva da Análise Semiolínguística do Discurso de Patrick Charaudeau. O interesse no ensino, entretanto, sempre foi a sua força motriz, mobilizando a maioria das suas discussões em sala de aula como docente de língua portuguesa.

Sem título FILEminimizer

Professor Leandro Rodrigues apresentando a palestrante ex-aluna da UCP.

 

Para o professor Leandro Rodrigues, coordenador do curso de Letras, “a palestra foi importantíssima, uma vez que os alunos tiveram a oportunidade de refletir acerca da Linguística Aplicada e, desse modo, perceber como o que aprendem na teoria é colocado em prática".

"O contato com a Professora Luciana foi muito significativo, de forma que ela possibilitou reflexões e discussões muito relevantes para a prática do Professor de Língua Portuguesa em sala de aula. Como ela mesma disse, não foi uma palestra, mas um encontro. Um encontro repleto de aprendizagem e amor; amor pela prática, pela língua, pela mediação e por todo o resto, que circunda a prática docente." - Disse a estudante do Curso de Letras da UCP, Aghata Paredes. 

 

DSC 0590 FILEminimizer

 Profª. Drª. Luciana Paiva na mesa com o Professor Leandro Rodrigues. 

 

Petrópolis, 22 de fevereiro de 2017

UCP recebe a empresa Katz Chocolates para apresentação de estudo de caso aos estudantes

A marca KATZ Chocolates ministrou para os estudantes da UCP, dia 14 de fevereiro, no Campus BC, palestra com o estudo de caso da empresa. O objetivo do encontro foi realizar uma interação maior do mercado profissional com os estudantes do curso de marketing, comunicação social e administração, fornecendo assim uma rica troca de informações e exemplos reais de estrutura e logística do funcionamento de uma empresa.

“Ver um auditório lotado de jovens interessados e participantes é uma experiência reveladora, que nos inspira e certifica que uma nova e geração de profissionais está sendo bem preparada. Parabéns a UCP pela oportunidade criada. Para a Katz é um grande prazer participar deste evento. Agora estamos ansiosos para dar as boas-vindas às equipes de pesquisa, e ainda mais, para conhecer os olhares dos estudantes sobre nossa empresa “ – Disse Luciana Montesso – Gestora da empresa Katz.

Para Eduardo Britto, também componente da Gestão da empresa Katz, a integração com os estudantes foi uma grande oportunidade de aproximar a prática da teoria, “o eco do auditório chancelou nossas expectativas. Os alunos queriam saber como funciona na prática alguns conceitos vistos em sala e a troca foi valiosa. Agradecemos a oportunidade de estar com os docentes e discentes da UCP. Contem sempre com a Katz para fecharmos esta triangulação: empresa / alunos / professores. “

 

DSC 0589 FILEminimizer

 Eduardo Britto e Luciana Montesso, gestores da empresa Katz, palestrando para os estudantes da UCP.

 

 "O curso de Marketing da UCP sempre investiu no estreitamento da academia com o mercado. E com o de Comunicação Social não será diferente. Sempre que possível, nossos professores utilizam-se da metodologia de estudo de caso e mais ainda, quando há acolhimento do empresariado, privilegia histórias de sucesso de nossa cidade. A troca é riquíssima para ambos os lados, não apenas na perspectiva do aprendizado, mas também pela rede de contatos e relacionamento consolidado entre profissionais e estudantes". – Disse Katia Manangão, coordenadora do curso de Marketing e Comunicação Social da UCP.

 O professor Ueliton Leonídio, coordenador do curso de Administração da UCP, acrescentou dizendo que "atividades como essa enriquecem na formação dos estudantes e aproxima a Universidade das empresas e da realidade do mercado, evidenciando assim o nosso interesse de atualizar os nossos estudantes e oferecer uma educação de qualidade".


unnamed

Professores da UCP e palestrantes reunidos no encerramento da palestra.

 

Petrópolis, 22 de fevereiro de 2017

 


UCP promove o primeiro Simpósio em Avaliação Psicológica da Região Serrana

Sábado, dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre do Campus BC, o Centro Ciências da Saúde da UCP promoveu, com o apoio da Mago Teses e do Conselho Regional de Psicologia,o primeiro Simpósio em Avaliação Psicológica da Região Serrana. O objetivo do evento foi promover para os mais de 300 inscritos uma reflexão sobre a avaliação psicológica em seus diversos contextos, destacando a competência e a ética em seus processos, bem como, traçando um panorama e perspectivas futuras.

O simpósio iniciou-se com o credenciamento às 9:00h e logo em seguida foi montada a mesa redonda com os temas: Avaliação, Envelhecimento e Demência, com o Prof. Dr. Daniel Mograbi (Doutor em Psicologia pela University of London, mestre em Psicologia pela UFRJ e Professor do programa de Pós-Graduação na PUC-RJ). Linguagem e Discurso nos Primeiros Anos: O Bebê e o Outro, com a Prof.ª Drª Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta (Doutora e Mestre em Psicologia pela UFRJ, Psicóloga e professora do programa de Pós-Graduação da UFF). Avaliação Psicossocial, com a Psicóloga Fernanda Severo Perez Soares (Psicóloga da Mago Produtos & Serviços em Psicologia). Desafios da Avaliação Psicológica, com o Psicólogo Saulo Oliveira dos Santos (Conselheiro do CRP-RJ), Mediado pelo Prof. Ms Diogo Fagundes.

 

IMG 6022

Equipe de Credenciamento composto pelos psicólogos Sylvio e Letícia, pela publicitária Natalia e pelos estudantes de psicologia: Daniela, Juliana, Carolina e Francyne. 

 

DSC 0572 FILEminimizer

 Professora Drª Cristiane Moreira, coordenadora da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da UCP, realizando a abertura da mesa redonda do Simpósio.  

 

“O evento foi um marco importante para Psicologia na região serrana e apostamos que este será um primeiro passo para criação de um polo de formação e produção de conhecimento em avaliação psicológica. A avaliação psicológica é um processo que permite o conhecimento amplo das características cognitivas, de personalidade e relacionais do sujeito que orienta tomada de decisão nas diferentes práticas da Psicologia. No judiciário, em recursos humanos, orientação profissional, clínica, educacional ou saúde mental o profissional precisa conhecer as ferramentas adequadas para avaliação e refletir sobre as questões socioculturais que influenciam nos resultados. Embora a avaliação esteja atrelada ao surgimento da psicologia e seja uma prática frequente ainda sofremos as consequências de profissionais despreparados, o que acarreta no grande número de faltas éticas ou falhas técnicas denunciadas aos conselhos de psicologia e na produção de laudos que estigmatizam e em nada contribuem para a saúde do avaliado. Esta será a primeira Pós-Graduação em avaliação psicológica oferecida por uma Universidade no estado do Rio de Janeiro e o programa foi elaborado a fim de preparar os profissionais para atuar em conformidade com as orientações do CRP. O corpo docente é formado por pesquisadores e psicólogos que são referência em avaliação psicológica.” – Explicou a professora Cristiane Moreira, Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Avaliação Psicológica da UCP. 

 

IMG 6051

Mesa redonda composta pelos palestrantes convidados Doutor Daniel Mograbi, Doutora Maria Angélica, Psicóloga Fernanda severo, Psicólogo Saulo Oliveira e o Prof.º Ms. Diogo Fagundes, coordenador adjunto da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica da UCP.

 

Após o intervalo, os estudantes e psicólogos foram direcionados para os workshops que ocorreram em salas individuas da Universidade, os temas foram: Avaliação Psicológica, com Prof. Me. Elisameli Paiva Vilhena Leira (Mestre em Psicologia Social pela Fundação Getúlio Vargas e professora da UCP) e Prof. Drª. Cristiane Moreira (Doutora e Mestre em Psicologia Clínica – UFF e professora da UCP). Psicologia do Trânsito, com o Prof. Ms. Antônio Rubens (Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho e professor da UCP). Psicologia da Saúde, Com Jociane Coutinho, (Psicóloga especialista em Atenção à Saúde pela FioCruz, mestranda em Bioética pela Fundação Universitária Ibero-americana). Neuropsicologia, com Prof. Dr. Felipe Oliveira, (Doutor em Psicobiologia – UFRN e professor da UCP) e Prof. Me. Andreza Scheidegger (Mestre em Psicossociologia - UFRJ). Psicopedagogia, com Paula Finkelstein (Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em educação inclusiva e Coordenadora da Clínica Social da CELPI) e Márcia Figueiredo (Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Inclusiva Psicopedagoga da CELPI). Avaliação da Personalidade e ajustamento psicossocial, com Prof. Drª Micheline Roat Bastianello (UFF - Doutora em Psicologia pela UFRGS, mestre em Psicologia pela UFSM e professora adjunta da graduação em Psicologia da UFF). Avaliação multidimensional da dependência de drogas, com Pollyana Santos da Silveira (Drª. em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, professora do Mestrado em Psicologia da UCP). Sentido de Vida, Logoterapia e Avaliação Psicológica, com Cleia Zanatta Clavery Guarnido Duarte (Doutora em Psicologia Social – UERJ, Pós-Doutoranda pela Universidade do Minho/Portugal e professora da graduação e do mestrado em psicologia da UCP).

 

DSC 0573 FILEminimizer

 Workshop Sentido de Vida, Logoterapia e Avaliação Psicológica

 

IMG 4956 FILEminimizer

 Workshop Avaliação da Personalidade e ajustamento Psicossocial

 

DSC 0579 FILEminimizer

 Workshop de Psicologia do Trânsito

 

Para Thaisa Bartoli, estudante de Psicologia da UCP, “Foi um privilégio participar do I Simpósio de Avaliação Psicológica da Região Serrana na UCP. Fiquei encantada com a competência de todos os envolvidos, que não só organizaram um excelente evento, como ofereceram workshops com temas super atuais. Pude participar do workshop de Psicologia do Trânsito que é uma área relativamente nova na Psicologia, e que me conscientizou sobre a promoção da educação do trânsito e, consequentemente, uma consciência mais crítica de todos os que compõem o contexto do trânsito. Aprofundando assim, aspectos relacionados à memória, aprendizagem, emoções, motivações e personalidades.”

“Tivemos muitos nomes expressivos na área da psicologia como palestrantes no simpósio. Eles trouxeram os mais recentes e atualizados aspectos e pesquisas sobre Avaliação psicológica. O evento, sob a excelente organização da Profa. Cristiane Moreira e do Prof. Diogo Fagundes coordenadores da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, contou com mais de 300 participantes, alunos e psicólogos de diversas cidades como Rio de Janeiro, Magé Teresópolis, Niterói, São Gonçalo, Juiz de Fora, Volta Redonda, entre outras. Após a mesa redonda realizada pela manhã, os participantes se reuniram em Oficinas para melhor aproveitamento do tema. Entre elas, destaco a Oficina de Testes Psicológicos aplicados ao Trânsito, a qual ministrei. Sem dúvida alguma, pelo sucesso que foi o Simpósio ele renderá bons frutos e acontecerá por mais vezes.” – Disse o Professor Antônio Rubens, professor da UCP.

 

IMG 4954 FILEminimizer

Workshop de Psicopedagogia

 

DSC 0584 FILEminimizer

 Workshop de Avaliação Psicológica

 

DSC 0582 FILEminimizer

 Workshop de Avaliação Psicológica

 

"A partir da proposta de lançamento do Curso de Pós-graduação em Avaliação Psicológica o Centro de Ciências da Saúde - Curso de Psicologia, trouxe à comunidade acadêmica um panorama do trabalho que vem realizando com diversos cursos de pós-graduação em Psicologia. Através de apresentações no formato de workshop os 07 cursos de pós-graduações no âmbito da Psicologia puderam apresentar aos estudantes e profissionais de cidades vizinhas a excelência do trabalho realizado por mestres e doutores do Curso de Psicologia da UCP. É com grande satisfação que parabenizo a reitoria, aos organizadores do evento, aos professores coordenadores das pós-graduações e aos funcionários por oferecermos à comunidade acadêmica e científica oportunidade de crescimento intelectual consolidando ainda mais o trabalho desenvolvido pelo Curso de Psicologia da UCP ao longo de 40 anos. “ – Disse a professora Mara Noel, coordenadora do Curso de Psicologia da UCP.

 

Petrópolis, 20 de fevereiro de 2017

 

Mestrado em Psicologia da UCP está com as inscrições abertas até o dia 03 de março

O mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis é o único do Brasil com concentração em “Cognição Social”. Aprovado pela CAPES em 2011, foi destacado devido à área escolhida, como especialização capaz de contribuir para o desenvolvimento da Psicologia nacionalmente. Compreende a pesquisa relacionada à investigação de temas em campos básicos e aplicados da Psicologia. Integram a cognição social processos, conteúdos e estados psicológicos que produzem, processam, conservam e recuperam informações decorrentes da experiência pessoal, em face de objetos sociais. As representações mentais assim obtidas influenciam ações humanas, realizadas em quaisquer contextos socioculturais, sob as mais distintas condições de interação social.

“Nosso mestrado atua com 10 professores, todos doutores e com alta produção cientifica e atuação profissional. É um Mestrado Acadêmico, as dissertações são produções na busca do desenvolvimento teórico e aplicado na área da Cognição Social. As aulas acontecem as terças e quartas-feiras, para maior facilidade de planejamento dos dias presenciais dedicados ao mestrado é possível ter as aulas num só dia.” – Disse o professor Luís Antônio Monteiro Campos, Coordenador do Mestrado em Psicologia da UCP. O professor ainda ressalta que o mestrado “é um diferencial para o currículo, oferecendo ao aluno aquisição de conhecimento aprofundado e aplicado em áreas específicas de atuação. ”

O Mestrado em Psicologia na cidade de Petrópolis preenche uma lacuna na estrutura geral do ensino de pós-graduação da região, podendo inclusive, devido à sua natureza, atender os profissionais que atuam em municípios vizinhos, tanto na região serrana quanto em outros, situados entre Petrópolis e o município do Rio de Janeiro, e entre Petrópolis e os municípios que se estendem até o Estado de Minas Gerais. Além disso, o alcance multiprofissional deste Curso de Mestrado em Psicologia, voltado para a formação pós-graduada de profissionais da Psicologia e de áreas afins, vem ao encontro tanto de objetivos pessoais dos interessados em cursá-lo quanto de interesses sociais e institucionais, beneficiando os municípios da região há pouco referida.

"O alto nível de conhecimento, estrutura, apoio e a total dedicação do Corpo Docente, aos seus estudantes, fazem do Curso de Mestrado em Psicologia da UCP um diferencial de qualidade e excelência para aqueles que desejam atingir maestria e se transformarem em agentes de mudança e transformação humana e social". – Disse José Zaib Antônio, ex-aluno do mestrado da UCP.

Para Monica Winter, jornalista e mestranda do Curso de Psicologia, o corpo docente da UCP, com seu alto nível e comprometimento com a orientação dos alunos, foi um dos motivos decisórios para sua escolha, “a minha escolha foi acertada a respeito também da área de concentração oferecida, pois meus interesses estão relacionados às questões do comportamento nos ambientes digitais. Tenho tranquilidade em recomendar o curso àqueles que pretendem adquirir conhecimento e pesquisar de forma aplicada as questões da Psicologia e da Cognição Social, seja qual for a área de atuação a que estejam ligados. ”

 

As Inscrições para o Mestrado em Psicologia encerram no dia 03/03/2017. 

O conteúdo completo do curso encontra-se disponível aqui.

Mais informações pelo telefone (24) 2244-4056 ou no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

Petrópolis, 17 de fevereiro de 2017

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos