www.ucp.br

Coral da UCP

coral

 

HISTÓRICO

Idealizado durante um Encontro Universitário no Seminário Diocesano em fevereiro de 1976, o Coral da Universidade Católica de Petrópolis realizou naquele mesmo ano as suas primeiras apresentações públicas.

Atuou diversas vezes ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira na série Projeto Aquarius. Em 1996, classificou-se em 2° lugar no Concurso Nacional de Corais do projeto "Um Natal Bem Brasileiro". Como prêmio, em 1997, gravou seu primeiro CD.

É di­rigido desde 1989 pelo Maestro Antônio Gastão.
 
PARTICIPAÇÕES MEMORÁVEIS

Em 1998, junto à Orquestra Petrobrás Pró-Música (OPPM), sob a regência do maestro Armando Prazeres, o Coral da UCP apresentou a “Grande Missa em Dó Menor”, de Mozart, na Sala Cecília Meireles. O mesmo concerto foi reprisado duas vezes em 1999, sob a regência do Maestro José Guadalupe Flores. Em 2000, como parte das comemorações dos 500 Anos, apresentou, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, trechos da Suíte “O Descobrimento do Brasil”, de Heitor Villa-Lobos, na Igreja da Candelária e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência do Maestro Yeruham Scharovsky. Neste mesmo ano, realizou o concerto de abertura do VI Curso Internacional de Regência Coral, no Rio, e nos Festivais Internacionais de Corais de Cabo Frio e Londrina. Em 2003, participou da estreia mundial do “Te Deum”, do compositor petropolitano Ernani Aguiar, juntamente com o Coral Municipal de Petrópolis e a OPPM, sob a regência de Roberto Duarte. Em 2004, junto à OPPM, participou do Festival de Música Clássica de Paraty  (apresentando o “Gloria”, de Vivaldi), da Série “Verde e Amarela”, na sala Cecília Meireles (apresentando novamente a “Grande Missa em Dó Menor”), sob a regência de Carlos Prazeres, e do Concerto de Natal da Petrobrás, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

Em Petrópolis, destacam-se suas recentes apresentações com a Orquestra de Câmara da UCP, com a qual teve a oportunidade de realizar obras como a “Missa da Coroação”, de Mozart, a Cantata “Christ lag in Todesbanden” e o Moteto “Jesu, meine Freude”, de Bach, a Ode “Come, ye sons of Art” e a “Música para o funeral da Rainha Mary”, de Purcell, e a “Missa em Sol Maior”, de Schubert, sob a direção de seu próprio regente. Participou de todas as edições do Festival Internacional de Corais de Petrópolis.

Em abril de 2005, atendendo ao convite da Direção Artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, apresentou-se, juntamente com a Orquestra de Câmara da UCP, neste que é um dos mais prestigiosos palcos do país. Em julho deste mesmo ano, realizou a abertura do 5º Festival de Inverno de Petrópolis apresentando a “Missa em Lá Maior, BWV 234”, de J. S. Bach, com a orquestra Camerata Santa Teresa, sob a regência de Carlos Prazeres. Participou, também em 2005, da apresentação da Sinfonia nº3 de Mahler, com a OPES, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

PERFIL DO CORO

O Coral da UCP dedica-se, especialmente, à Música Sacra, apresentando-se regularmente nas missas da Catedral S. Pedro de Alcântara, embora o seu amplo repertório seja apropriado para uma grande variedade de situações. O grupo é aberto tanto à participação de alunos da Universidade (que podem receber bolsas de estudo), quanto de membros voluntários.
 
COMO INGRESSAR

Todo ano, no mês de fevereiro, o coral abre inscrições para os testes de seleção de novos candidatos. Os aprovados nestes testes, realizados pelo próprio maestro, participam de um curso preparatório gratuito, no qual o aluno recebe aulas de técnica vocal e leitura musical. O curso dura dois semestres letivos e acontece diariamente, de segunda à sexta-feira, das 16h30min às 17h30min. Os aprovados no final do curso são recebidos oficialmente como membros do coral no tradicional Concerto de Natal da UCP.

Cantores com experiência em canto coral e boa leitura musical podem procurar diretamente o maestro nos dias de ensaio para uma avaliação, mesmo fora de época. Aqueles que forem considerados capacitados poderão começar a participar dos ensaios, passando então por um processo de avaliação continuada. Conforme seu desempenho, poderão ou não ser integrados ao grupo. Os considerados não capacitados deverão esperar o próximo período de testes para ingresso no curso preparatório.
 
CONCESSÃO DE BOLSA

Os cantores regularmente matriculados na Universidade podem receber bolsas de estudo.  O valor destas bolsas varia de 1 a 3 créditos acadêmicos por mês, sendo condicionado ao desempenho apresentado pelo aluno, conforme seus resultados em avaliações regulares.

Os requisitos avaliados para a concessão de bolsas são o bom desempenho vocal, perfeito conhecimento do repertório, entrosamento com o grupo, assiduidade e pontualidade nos ensaios e nas apresentações.
 
ENSAIOS

O coral ensaia no auditório da Escola de Música da UCP, no Campus Benjamin Constant. Os ensaios, dedicados à preparação vocal e do repertório, acontecem diariamente de segunda à sexta-feira, das 18h às 19h.

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos

Você está aqui: Home Universidade Grupos Musicais Coral da UCP