www.ucp.br

MAIS INFORMAÇÕES:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tel.: (24) 2244-4044
Rua Benjamin Constant, 213 - Centro - Petrópolis/RJ.
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 8h às 21h e Sábados, das 8h às 12h.

1. Para Arquitetura e Urbanismo existe um vestibular diferenciado?

Não, a prova é a mesma para todos os candidatos de todos os cursos. Não existe prova de habilidade específica.

2. Fiz minha inscrição para o vestibular, mas troquei sem querer a minha primeira opção. Eu quero trocar de curso. Como faço? Posso pagar o boleto sem problema?

Envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando nome completo, número de inscrição e o curso de sua preferência.

3. Fiz minha inscrição para o vestibular e não recebi comprovante de inscrição. O que fazer?

Não existe comprovante de inscrição. O próprio boleto emitido é o comprovante. Caso não tenha conseguido emitir o boleto, envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para enviarmos a você o boleto para pagamento.

4. Esqueci de pagar meu boleto na data de vencimento. Qual o procedimento?

Você deve pagá-lo na tesouraria da UCP, de 2ª a 6ª feira, das 8h30min às 12h45min e das 14h às 18h45, até o último dia útil que antecede a data da prova, no cartão de débito ou em dinheiro.

5. Como faço para ingressar na UCP pelo ENEM ?

Você deve se inscrever no vestibular on line; emitir o boleto e pagá-lo. De posse do comprovante com as notas do ENEM emitido pelo INEP, mais o boleto pago, você deverá entrar com requerimento no Atendimento de Alunos do campus BC para solicitar ingresso pelo ENEM, especificando o curso para o qual pretende matricular-se.

6. Qual a validade das notas/resultados da prova do ENEM para ingresso na UCP?

Dois anos.

7. Qual o critério para aprovação do ingresso pelas notas do ENEM?

Para concorrer a uma vaga nesta forma de ingresso, exige-se do candidato que tenha média igual ou superior a 50% do valor máximo entre as provas objetivas e de redação do ENEM. A classificação dos candidatos far-se-á na ordem decrescente do grau de aproveitamento do candidato no ENEM e por curso na ordem das opções feitas na ficha de inscrição.

8. Posso realizar minha matrícula sem os documentos do ensino médio? Pois a escola possui um prazo para entregar o histórico e certificado de conclusão.

O candidato pode realizar sua matrícula entregando uma declaração de conclusão de curso. Assim que o histórico e certificado estiverem prontos, entregar uma cópia dos mesmos na Secretaria junto com uma cópia do Diário Oficial.

9. Dos documentos para matrícula:

Candidato classificado nas provas do Vestibular 2014 ou habilitado pelo ENEM (2012 ou 2013) deve apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos:

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, com cópia do Diário Oficial. Se concluído no exterior, devidamente convalidado pela Secretaria Estadual de Educação – uma via original e uma cópia;
  • Histórico Escolar – uma via original e uma cópia;
  • Carteira de Identidade (cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
  • CPF do candidato, menor ou não (cópia);
  • CPF do responsável legal do candidato menor de 18 anos (cópia);
  • 1 foto 3x4;
  • No ato da matrícula, a não apresentação, do documento exigido na letra ‘a’, do item 6.1.1, acarretará a nulidade da inscrição e vedação da matrícula de acordo com a legislação vigente;
  • Os candidatos ao curso de Educação Física deverão apresentar, no ato da matrícula, atestado médico comprobatório de condições físicas que lhes permitam a prática das atividades próprias do curso;
  • Efetuar o pagamento da primeira parcela da semestralidade.

10.  Até quando posso realizar minha matrícula?

O candidato do vestibular agendado de 2014 poderá realizar a matrícula dias 03, 04 e 05 dezembro para a prova do dia 24 de novembro; dias 19 e 20 de dezembro para a prova do dia 14 dezembro e dias 17, 20 e 21 de janeiro para a prova do dia 11 de janeiro, no campus Benjamin Constant, 213 – centro, no horário das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 17h30min.

11. Outra pessoa pode realizar minha matrícula?

Sim. Desde que tenha uma autorização por escrito para efetuar a matrícula.

12. Qual o conteúdo da declaração? Quais documentos devem estar informados e devem ser trazidos pelo portador?

Pode ser uma autorização que dê poderes para o portador efetuar a matrícula. A declaração deverá constar número da carteira de identidade e CPF. Deverá levar os documentos originais e também cópia dos mesmos para anexar à matrícula, além dos documentos do candidato.

13. Tenho menos de 18 anos, preciso ir com algum responsável para realizar a matrícula?

Sim. O candidato deverá vir com um responsável ( pai, mãe ou responsável legal ) para realizar a matrícula.

14. Posso reservar minha matrícula (vaga) para o segundo semestre de 2014?

Sim, desde que pague o valor de R$ 300,00. Quando fizer matrícula em 2014, esse valor será descontado do valor da matrícula no período.

15. Já fiz o vestibular da UCP há alguns anos atrás, posso usá-lo para ingresso? Caso afirmativo, como procedo?

Seu vestibular vale por até 2 anos, desde que você solicite no atendimento de alunos o aproveitamento do vestibular e efetue sua matrícula no período de matrícula dos ingressantes pelo vestibular.

16. O que é matrícula?

É a escolha das disciplinas que o candidato vai cursar no período letivo. Nesta ocasião, o candidato pagará o valor da primeira mensalidade.

17. Caso o curso escolhido na inscrição do vestibular não seja oferecido, tenho outras opções?

Sim. Você poderá optar pela troca de curso na ocasião da matrícula.

18. Prestei vestibulares em outras Instituições e fui aprovada. Já tendo realizado a minha matrícula na UCP, poderei solicitar a devolução da 1ª mensalidade paga?

Sim. Para isto o candidato deverá cancelar sua matrícula e solicitar o reembolso, via requerimento no atendimento de alunos da UCP, até a véspera do início do período letivo, tendo direito, neste caso, à devolução de 90% do valor pago na 1ª mensalidade.

19. Posso fazer a matrícula e pagar a primeira parcela depois?

Não, a efetivação da sua matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade.

20. Qual o valor da mensalidade?

Voce pode acessar na página da UCP, em Ingresso – Informações Acadêmicas - Anuidades, Semestralidades ou Mensalidades

21. Se a matrícula é presencial, onde ela acontece e qual o horário de atendimento da tesouraria para efetivar o pagamento?

No atendimento de alunos do campus Benjamin Constant, 213 – centro, no horário das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 17h30min. O pagamento da primeira mensalidade será realizada neste momento, em dinheiro ou cartão de débito, na tesouraria do campus.

22.De que forma eu posso pagar a matrícula?

Apenas cartão de débito ou em dinheiro, na tesouraria da UCP, das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 17h30min

23. A Universidade tem programa de bolsas de estudos?

Sim, porém para participar do mesmo você deverá estar matriculado. O Edital é publicado na página da UCP.

24. A UCP aceita ingresso com FIES?

Sim. Ele é ofertado para todos os cursos. Neste semestre de 2014.1 o limite foi ampliado, contemplando todos os cursos exceto Economia e Engenharia Elétrica..

25. Como eu procedo para entrar com bolsa pelo PROUNI? A UCP está credenciada?

Para participar do Prouni o candidato não precisa ainda ser aluno, mas sim ter prestado o ENEM em 2013 e se inscrever no Programa quando este abrir as inscrições. Sim, a Universidade está credenciada.

26. Quero prestar vestibular para Educação Física, posso fazer a matrícula e entregar o atestado médico depois?

Não, para os alunos de Educação Física, a exigência para efetuar a matrícula é a apresentação do Atestado Médico fornecido por um médico cardiologista

27. Quantas parcelas tenho que pagar no semestre?

Todo aluno paga 06 parcelas, uma no ato da matrícula e mais cinco parcelas.

28. Profissionais que já concluíram curso superior que desejam ingressar em um novo curso de graduação, precisam fazer vestibular?

Não, deve-se inscrever on line no link concurso de títulos até o próximo dia 20 de dezembro, seguindo os procedimentos: Fazer requerimento on line; Pagar o boleto que será emitido após a inscrição on line, no valor de R$ 67,80 que deverá ser pago para dar andamento ao pedido. Este valor equivale a 10% do salário mínimo vigente. Em 5 dias úteis, o candidato deverá entregar no atendimento de alunos Campus BC os seguintes documentos: 1. Fotocópia do Diploma de Curso Superior legalmente registrado (frente e verso);2. Histórico Escolar com notas e carga horária; 3. Programa das disciplinas cursadas com aprovação; Fotocópias: CPF; Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou casamento; 5. Histórico e Certificado do Ensino Médio;
6. 1 foto 3x4 atual.

29. Qual o período da matrícula presencial, após a análise do histórico?

Aguarde contato da SERAC que fará agendamento para atendimento da matrícula. A mesma ocorrerá no mês de Janeiro.

30. Há algum tipo de desconto para Segunda Graduação?

Ver Portaria

31. Eu quero me recadastrar neste semestre, mas tenho débitos com a UCP. Como procedo?

Você deve entrar em contato com o DAT – divisão de anuidades e taxas (24)2244-4063 para verificar qual o débito e se necessário, contactar a COBES pelo tel (24) 2244-2002, localizada na rua do Imperador, 288 - sala 203.

32. Quero me transferir para a UCP. Posso transferir também o PROUNI?

A troca do bolsa do PROUNI só e permitida para cursos da mesma áreas, por exemplo, licenciatura só poderá efetuar a troca para licenciatura. Para solicitar a troca, você deverá verificar se terá vaga disponível para o 1° semestre para o curso que você deseja, Será verificado se a sua média do ENEM foi maior ou igual ao do último colocado na Universidade, no curso que quer se transferir.

Caso a sua pergunta não tenha sido respondida, envie-nos sua dúvida para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A UCP programa duas solenidades: a Missa e a Colação de Grau. Quaisquer outras comemorações ficam por conta dos alunos, inclusive as de placas comemorativas.

Quem toma parte nas solenidades: a princípio, só poderiam participar da cerimônia os formandos, já aprovados em todas as disciplinas. Como, entretanto, a cerimônia é preparada com antecedência (sobretudo os convites com as listas dos formandos), a UCP permite que toda a turma compareça mas, na realidade, a colação só é válida para quem, de fato, tenha cumprido todas as exigências para a conclusão do curso. Aqueles que ainda dependam de alguma disciplina para concluir o curso devem, quando cumpri-la, solicitar colação de grau em data especial.

IMPORTANTE: Quando você estiver próximo da sua formatura, um ou dois semestres antes, peça uma análise de seu currículo e verifique se não há nenhuma pendência; você pode estar devendo alguma disciplina dos primeiros períodos do curso e não voltou a cursá-la. Se você descobrir isso só na época da sua formatura, com certeza vai ser muito desagradável.

DIPLOMA

No semestre que antecede a provável conclusão do curso, o aluno deverá solicitar análise interna  para saber se está apto a colar grau e se a sua documentação está toda em ordem. Deverá, também, requerer a expedição do seu diploma que será entregue no dia da solenidade de formatura, para os alunos que participam da colação de grau do calendário oficial da Universidade. Aqueles que solicitam colação de grau em prazo especial, receberão o diploma posteriormente a data da colação de grau.

PRAZOS

Como já dissemos, você tem direitos e deveres. Para se beneficiar de seus direitos, seus pedidos deverão obedecer aos prazos que cada situação exige. Observe:

Para requerer: alguns prazos são determinados por calendário, editais ou avisos. Fique bem atento, pois seu pedido pode ser negado se você perder o prazo, independentemente, da relevância do motivo alegado.

Para recursos: você pode pedir reconsideração contra decisões do Reitor, dos Diretores ou dos Conselhos; você tem 10 dias para isso, a partir da data da publicação do resultado do seu pedido nos quadros de avisos ou da comunicação feita a você. Se você fizer um recurso, lembre-se que seu pedido só será apreciado se ele acrescentar razões anteriormente não ponderadas.

Para reclamação: 5 dias a partir da publicação:

  • sobre engano de notas e presenças
  • sobre erro no processamento da matrícula

ATENÇÃO: De acordo com o Conselho, uma vez iniciado o semestre cessam todos os prazos para reclamação de registros referentes ao semestre anterior.

 

VOLTAR

Transferência

É possível ingressar na UCP por meio de transferência externa, desde que os pedidos sejam protocolados nos prazos estabelecidos pelo calendário e com existência de vagas (alguns cursos têm exigências próprias para atendimento). Saiba mais

Recadastramento ou Destrancamento de Curso

Se você ficou afastado e quer voltar a estudar, seu retorno é fácil: basta pedir recadastramento nos prazos do calendário, você tem sua vaga garantida. Saiba mais

Segunda Graduação

Profissionais que já concluíram o curso superior podem requerer o ingresso em um novo curso de graduação sem a necessidade de prestar novo vestibular. A Universidade Católica de Petrópolis oferece, nestes casos, desconto de 50% em todo o curso, para aqueles que pagarem suas mensalidades até o dia do vencimento. Saiba mais

 

Você já verificou os direitos que tem. Desfrute da sua liberdade, mas não esqueça que o seu direito vai até onde começa o do próximo. Na UCP, quem não tiver atitudes adequadas ao ambiente universitário, pode sofrer penas como: advertência, repreensão, suspensão e desligamento. Aqui vão algumas das infrações disciplinares: atentar contra a dignidade física e moral do corpo docente, discente e administrativo, dentro ou fora do recinto da Universidade; atentar contra o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas da Universidade; impedir o livre acesso de professores, alunos e funcionários às dependências da Universidade; promover ou apoiar indevida interferência na vida universitária, por parte de pessoas ou entidades estranhas à Universidade; utilizar-se de meios ilícitos nos trabalhos escolares e verificações de aprendizagem; violar o compromisso assumido na oportunidade da matrícula.

 

VOLTAR

 

 

Contato

Fale com a UCP.

  • Principal: 24-2244-4000

Periódicos CAPES

logo periodicos

 REDES SOCIAIS

 Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Você está aqui: Home Ingresso Vestibular Ingresso