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Vestibular Social 2016 - UCP | PMP

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 VESTIBULAR SOCIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Petrópolis e a Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, com interveniência da Associação Faculdades Católicas Petropolitanas, mantenedora da Universidade Católica de Petrópolis. Serão oferecidas 120 (cento e vinte) vagas no total, distribuídas nos cursos de graduação da UCP, de acordo com as regras do Edital.

EDITAL: images 

ERRATA EDITAL: images 

CONFIRA A 2° RECLASSIFICAÇÃO*

*Os reclassificados deverão comparecer na 3ª feira, dia 19/01, com toda a documentação, às 14h30min.

Informações Acadêmicas - Trancamento/Cancelamento de Matrícula

Trancamento de matrícula é a desistência de cursar uma, algumas ou todas as disciplinas em que esteja matriculado; se for de uma ou de algumas, é trancamento parcial, que só pode ser feito até a metade do semestre; se de todas, é trancamento total, e este pode ser feito até a data estipulada no calendário escolar. No caso de trancamento parcial não há devolução decréditos que terão que ser pagos até o final do semestre, salvo quando efetuado no período estipulado para alteração de matrículas. No trancamento total, você tem o compromisso de pagar a mensalidade até o mês de sua desistência. Fique sempre atento ao calendário escolar divulgado pela SERAC.

Cancelamento da matrícula é a desistência do aluno de continuar vinculado à UCP. Nesse caso, você pode retirar toda a sua documentação. Pense bem antes de se decidir pelo cancelamento. Se você quiser retornar, terá que se submeter a novo processo de seleção ou através de requerimento, ter autorização do CONSUN.

  • NO TRANCAMENTO TOTAL OU CANCELAMENTO, VOCÊ TEM O COMPROMISSO DE PAGAR A MENSALIDADE ATÉ O MÊS DE SUA DESISTÊNCIA.
  • A UNIVERSIDADE NÃO SE OBRIGA A GUARDAR VAGAS PARA OS ALUNOS QUE TRANCAM MATRÍCULA OU INTERROMPEM O CURSO.
  • NO CASO DE TRANCAMENTO TOTAL/CANCELAMENTO, QUE FOR PROTOCOLIZADO ATÉ A VÉSPERA DO INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS REFERENTES AO SEU CURSO, VOCE PODERÁ SOLICITAR 90% DE REEMBOLSO DO VALOR PAGO POR OCASIÃO DA MATRÍCULA.

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Outras formas de ingresso na UCP

Transferência

É possível ingressar na UCP por meio de transferência externa, desde que os pedidos sejam protocolados nos prazos estabelecidos pelo calendário e com existência de vagas (alguns cursos têm exigências próprias para atendimento). Saiba mais

Recadastramento ou Destrancamento de Curso

Se você ficou afastado e quer voltar a estudar, seu retorno é fácil: basta pedir recadastramento nos prazos do calendário, você tem sua vaga garantida. Saiba mais

Segunda Graduação

Profissionais que já concluíram o curso superior podem requerer o ingresso em um novo curso de graduação sem a necessidade de prestar novo vestibular. A Universidade Católica de Petrópolis oferece, nestes casos, desconto de 50% em todo o curso, para aqueles que pagarem suas mensalidades até o dia do vencimento. Saiba mais

 

FAQ - Perguntas Fequentes

1. Para Arquitetura e Urbanismo existe um vestibular diferenciado?

Não, a prova é a mesma para todos os candidatos de todos os cursos. Não existe prova de habilidade específica.

2. Fiz minha inscrição para o vestibular, mas troquei sem querer a minha primeira opção. Eu quero trocar de curso. Como faço? Posso pagar o boleto sem problema?

Envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando nome completo, número de inscrição e o curso de sua preferência.

3. Fiz minha inscrição para o vestibular e não recebi comprovante de inscrição. O que fazer?

Não existe comprovante de inscrição. O próprio boleto emitido é o comprovante. Caso não tenha conseguido emitir o boleto, envie email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para enviarmos a você o boleto para pagamento.

4. Esqueci de pagar meu boleto na data de vencimento. Qual o procedimento?

Você deve pagá-lo na tesouraria da UCP, de 2ª a 6ª feira, das 10h às 12h30min e das 14h às 16h, até o último dia útil que antecede a data da prova, no cartão de débito ou em dinheiro.

5. Como faço para ingressar na UCP pelo ENEM?

Você deve se inscrever no INGRESSO PELO ENEM on line; emitir o boleto e pagá-lo. De posse do comprovante com as notas do ENEM emitido pelo INEP, mais o boleto pago, você deverá entrar com requerimento no Atendimento de Alunos do campus BC para solicitar ingresso pelo ENEM, especificando o curso para o qual pretende matricular-se.

6. Qual a validade das notas/resultados da prova do ENEM para ingresso na UCP?

Dois anos.

7. Qual o critério para aprovação do ingresso pelas notas do ENEM?

Para concorrer a uma vaga nesta forma de ingresso, exige-se do candidato que tenha média igual ou superior a 50% do valor máximo entre as provas objetivas e de redação do ENEM. A classificação dos candidatos far-se-á na ordem decrescente do grau de aproveitamento do candidato no ENEM e por curso na ordem das opções feitas na ficha de inscrição.

8. Posso realizar minha matrícula sem os documentos do ensino médio? Pois a escola possui um prazo para entregar o histórico e certificado de conclusão.

O candidato pode realizar sua matrícula entregando uma declaração de conclusão de curso. Assim que o histórico e certificado estiverem prontos, entregar uma cópia dos mesmos na Secretaria junto com uma cópia do Diário Oficial.

9. Dos documentos para matrícula: Candidato classificado nas provas do Vestibular 2015 ou habilitado pelo ENEM (2013 ou 2014) deve apresentar, no ato da matrícula, os seguintes documentos:

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, com cópia do Diário Oficial. Se concluído no exterior, devidamente convalidado pela Secretaria Estadual de Educação – uma via original e uma cópia;
- Histórico Escolar – uma via original e uma cópia;
- Carteira de Identidade (cópia);
- Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
- CPF do candidato, menor ou não (cópia);
- CPF do responsável legal do candidato menor de 18 anos (cópia);
- 1 foto 3x4;
No ato da matrícula, a não apresentação, do documento exigido na letra ‘a’, do item 6.1.1, acarretará a nulidade da inscrição e vedação da matrícula de acordo com a legislação vigente;
Os candidatos ao curso de Educação Física deverão apresentar, no ato da matrícula, atestado médico comprobatório de condições físicas que lhes permitam a prática das atividades próprias do curso;
Efetuar o pagamento da primeira parcela da semestralidade.

10.  Até quando posso realizar minha matrícula?

Ver edital na página da UCP - Vestibular 2015

11. Outra pessoa pode realizar minha matrícula?

Sim. Desde que tenha uma autorização por escrito para efetuar a matrícula.

12. Qual o conteúdo da declaração? Quais documentos devem estar informados e devem ser trazidos pelo portador?

Pode ser uma autorização que dê poderes para o portador efetuar a matrícula. A declaração deverá constar número da carteira de identidade e CPF. Deverá levar os documentos originais e também cópia dos mesmos para anexar à matrícula, além dos documentos do candidato.

13. Tenho menos de 18 anos, preciso ir com algum responsável para realizar a matrícula?

Sim. O candidato deverá vir com um responsável ( pai, mãe ou responsável legal ) para realizar a matrícula.

14. Posso reservar minha matrícula (vaga) para o segundo semestre de 2016?

Sim, desde que pague 20% do valor da mensalidade integral. Quando fizer matrícula em 2016, esse valor será descontado do valor da matrícula no período.

15. Já fiz o vestibular da UCP há alguns anos atrás, posso usá-lo para ingresso? Caso afirmativo, como procedo?

Seu vestibular vale por até 2 anos, desde que você solicite no atendimento de alunos o aproveitamento do vestibular e efetue sua matrícula no período de matrícula dos ingressantes pelo vestibular.

16. O que é matrícula?

É a escolha das disciplinas que o candidato vai cursar no período letivo. Nesta ocasião, o candidato pagará o valor da primeira mensalidade.

17. Caso o curso escolhido na inscrição do vestibular não seja oferecido, tenho outras opções?

Sim. Você poderá optar pela troca de curso na ocasião da matrícula.

18. Prestei vestibulares em outras Instituições e fui aprovada. Já tendo realizado a minha matrícula na UCP, poderei solicitar a devolução da 1ª mensalidade paga?

Sim. Para isto o candidato deverá cancelar sua matrícula e solicitar o reembolso, via requerimento no atendimento de alunos da UCP, até a véspera do início do período letivo, tendo direito, neste caso, à devolução de 90% do valor pago na 1ª mensalidade.

19. Posso fazer a matrícula e pagar a primeira parcela depois?

Não, a efetivação da sua matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade.

20. Qual o valor da mensalidade?

Voce pode acessar na página da UCP, em Ingresso – Informações Acadêmicas - Anuidades, Semestralidades ou Mensalidades.

21. Se a matrícula é presencial, onde ela acontece e qual o horário de atendimento da tesouraria para efetivar o pagamento?

No atendimento de alunos do campus Benjamin Constant, 213 – centro, no horário das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 17h30min. O pagamento da primeira mensalidade será realizada neste momento, em dinheiro ou cartão de débito, na tesouraria do campus.

22.De que forma eu posso pagar a matrícula?

Apenas cartão de débito ou em dinheiro, na tesouraria da UCP, das 8h30 min às 11h30min e das 14h às 17h30min.

23. A Universidade tem programa de bolsas de estudos?

Sim, porém para participar do mesmo você deverá estar matriculado. O Edital é publicado na página da UCP.

24. A UCP aceita ingresso com FIES?

Sim. Em 2014 o limite foi ampliado, contemplando todos os cursos exceto Engenharia Elétrica.

25. Como eu procedo para entrar com bolsa pelo PROUNI? A UCP está credenciada?

Para participar do Prouni o candidato não precisa ainda ser aluno, mas sim ter prestado o ENEM em 2014 e se inscrever no Programa quando este abrir as inscrições. Sim, a Universidade está credenciada.

26. Quero prestar vestibular para Educação Física, posso fazer a matrícula e entregar o atestado médico depois?

Não, para os alunos de Educação Física, a exigência para efetuar a matrícula é a apresentação do Atestado Médico fornecido por um médico cardiologista

27. Quantas parcelas tenho que pagar no semestre?

Todo aluno paga 06 parcelas, uma no ato da matrícula e mais cinco parcelas.

28. Profissionais que já concluíram curso superior que desejam ingressar em um novo curso de graduação, precisam fazer vestibular?

Não, deve-se inscrever online no link SEGUNDA GRADUAÇÃO até o próximo dia 20 de dezembro, seguindo o seguinte procedimento: Fazer o requerimento online, pagar o boleto no valor de R$ 79,00 que será emitido após a inscrição online para dar andamento ao pedido. Este valor equivale a 10% do salário mínimo vigente. Em 5 dias úteis, o candidato deverá entregar no atendimento de alunos Campus BC os seguintes documentos: Fotocópia do Diploma de Curso Superior legalmente registrado (frente e verso); Histórico Escolar com notas e carga horária; Programa das disciplinas cursadas com aprovação; Fotocópias : CPF; Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou casamento; Histórico e Certificado do Ensino Médio; 1 foto 3x4 atual.

29. Qual o período da matrícula presencial, após a análise do histórico?

Aguarde contato da SERAC que fará agendamento para atendimento da matrícula. A mesma ocorrerá no mês de JULHO.

30. Há algum tipo de desconto para Segunda Graduação?

Sim. A Universidade Católica de Petrópolis oferece, nestes casos, desconto entre 60% e 50% em todos o cursos (exceto as licenciaturas), para aqueles que pagarem suas mensalidades até o dia do vencimento.

31. Eu quero reingressar neste semestre, mas tenho débitos com a UCP. Como procedo?

Você deve entrar em contato com o DAT – divisão de anuidades e taxas (24)2244-4063 para verificar qual o débito e se necessário, contactar a COBES pelo tel (24) 2244-2002, localizada na rua do Imperador, 288 - sala 203.

32. Quero me transferir para a UCP. Posso transferir também o PROUNI?

A troca do bolsa do PROUNI só e permitida para cursos da mesma áreas, por exemplo, licenciatura só poderá efetuar a troca para licenciatura. Para solicitar a troca, você deverá verificar se terá vaga disponível para o 2° semestre para o curso que você deseja, Será verificado se a sua média do ENEM foi maior ou igual ao do último colocado na Universidade, no curso que quer se transferir.

 

 

Caso a sua pergunta não tenha sido respondida, envie-nos sua dúvida para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bolsas de Estudo UCP

A UCP realiza a cada ano um processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. Neste processo, os alunos têm avaliadas suas condições sócio-econômicas, sendo beneficiados com bolsas integrais aqueles que, comprovadamente, dispõem de menos recursos financeiros, conforme legislação vigente. 

EDITAL 2016.1: images

FORMULÁRIO 2016.1:  images  

 

ATENDIMENTO DIAAC
Campus BC - Rua Benjamim Constant,213 - Centro - Petrópolis/RJ
Segunda a sexta de 08h30min às 12h e de 14h às 19h
Tel. (24) 2244-4022 ou 2244-4023
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