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Informações Acadêmicas - Formatura

A UCP programa duas solenidades: a Missa e a Colação de Grau. Quaisquer outras comemorações ficam por conta dos alunos, inclusive as de placas comemorativas.

Quem toma parte nas solenidades: a princípio, só poderiam participar da cerimônia os formandos, já aprovados em todas as disciplinas. Como, entretanto, a cerimônia é preparada com antecedência (sobretudo os convites com as listas dos formandos), a UCP permite que toda a turma compareça mas, na realidade, a colação só é válida para quem, de fato, tenha cumprido todas as exigências para a conclusão do curso. Aqueles que ainda dependam de alguma disciplina para concluir o curso devem, quando cumpri-la, solicitar colação de grau em data especial.

IMPORTANTE: Quando você estiver próximo da sua formatura, um ou dois semestres antes, peça uma análise de seu currículo e verifique se não há nenhuma pendência; você pode estar devendo alguma disciplina dos primeiros períodos do curso e não voltou a cursá-la. Se você descobrir isso só na época da sua formatura, com certeza vai ser muito desagradável.

DIPLOMA

No semestre que antecede a provável conclusão do curso, o aluno deverá solicitar análise interna para saber se está apto a colar grau e se a sua documentação está toda em ordem. Deverá, também, requerer a expedição do seu diploma que será entregue no prazo de 5 dias úteis após a solenidade, para os alunos que participam da colação de grau do calendário oficial da Universidade. Aqueles que solicitam colação de grau em prazo especial, receberão o diploma posteriormente a data da colação de grau.

PRAZOS

Como já dissemos, você tem direitos e deveres. Para se beneficiar de seus direitos, seus pedidos deverão obedecer aos prazos que cada situação exige. Observe:

Para requerer: alguns prazos são determinados por calendário, editais ou avisos. Fique bem atento, pois seu pedido pode ser negado se você perder o prazo, independentemente, da relevância do motivo alegado.

Para recursos: você pode pedir reconsideração contra decisões do Reitor, dos Diretores ou dos Conselhos; você tem 10 dias para isso, a partir da data da publicação do resultado do seu pedido nos quadros de avisos ou da comunicação feita a você. Se você fizer um recurso, lembre-se que seu pedido só será apreciado se ele acrescentar razões anteriormente não ponderadas.

Para reclamação: 5 dias a partir da publicação:

  • sobre engano de notas e presenças
  • sobre erro no processamento da matrícula

ATENÇÃO: De acordo com o Conselho, uma vez iniciado o semestre cessam todos os prazos para reclamação de registros referentes ao semestre anterior.

 

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