www.ucp.br

Informações Acadêmicas - Formatura

A UCP programa duas solenidades: a Missa e a Colação de Grau. Quaisquer outras comemorações ficam por conta dos alunos, inclusive as de placas comemorativas.

Quem toma parte nas solenidades: a princípio, só poderiam participar da cerimônia os formandos, já aprovados em todas as disciplinas. Como, entretanto, a cerimônia é preparada com antecedência (sobretudo os convites com as listas dos formandos), a UCP permite que toda a turma compareça mas, na realidade, a colação só é válida para quem, de fato, tenha cumprido todas as exigências para a conclusão do curso. Aqueles que ainda dependam de alguma disciplina para concluir o curso devem, quando cumpri-la, solicitar colação de grau em data especial.

IMPORTANTE: Quando você estiver próximo da sua formatura, um ou dois semestres antes, peça uma análise de seu currículo e verifique se não há nenhuma pendência; você pode estar devendo alguma disciplina dos primeiros períodos do curso e não voltou a cursá-la. Se você descobrir isso só na época da sua formatura, com certeza vai ser muito desagradável.

DIPLOMA

No semestre que antecede a provável conclusão do curso, o aluno deverá solicitar análise interna  para saber se está apto a colar grau e se a sua documentação está toda em ordem. Deverá, também, requerer a expedição do seu diploma que será entregue no dia da solenidade de formatura, para os alunos que participam da colação de grau do calendário oficial da Universidade. Aqueles que solicitam colação de grau em prazo especial, receberão o diploma posteriormente a data da colação de grau.

PRAZOS

Como já dissemos, você tem direitos e deveres. Para se beneficiar de seus direitos, seus pedidos deverão obedecer aos prazos que cada situação exige. Observe:

Para requerer: alguns prazos são determinados por calendário, editais ou avisos. Fique bem atento, pois seu pedido pode ser negado se você perder o prazo, independentemente, da relevância do motivo alegado.

Para recursos: você pode pedir reconsideração contra decisões do Reitor, dos Diretores ou dos Conselhos; você tem 10 dias para isso, a partir da data da publicação do resultado do seu pedido nos quadros de avisos ou da comunicação feita a você. Se você fizer um recurso, lembre-se que seu pedido só será apreciado se ele acrescentar razões anteriormente não ponderadas.

Para reclamação: 5 dias a partir da publicação:

  • sobre engano de notas e presenças
  • sobre erro no processamento da matrícula

ATENÇÃO: De acordo com o Conselho, uma vez iniciado o semestre cessam todos os prazos para reclamação de registros referentes ao semestre anterior.

 

VOLTAR

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos