www.ucp.br

24/05 - I Cine-Debate NUPEC

O Programa de Pós-Graduação em Educação oferece:

I Cine-Debate NUPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Contemporaneidade)

Com o Prof. Carlos Eduardo Rebuá, a Prof. Debora Breder Barreto e o Prof. Rafael Bastos

Prof. Carlos Eduardo Rebuá: Bacharel e licenciado em História pela UFF [2008], com Bolsa de Iniciação Científica CNPq. Mestre em Educação pela UERJ [2011], com Bolsa CNPq. Doutor em Educação pela UFF [2015], com Bolsa Capes. Pesquisador desde 2012 do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação [NUFIPE - UFF], coordenado pelo professor Dr. Giovanni Semeraro. Tem experiência de dez anos como professor, na Educação Básica (segmentos fundamental e médio), nas redes pública e privada; em Pré-vestibulares; no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), como professor substituto de universidades públicas, como docente de universidades privadas e como professor efetivo na universidade pública. Professor nas graduações de Pedagogia, História, Serviço Social e nas pós-graduações de Sociologia (lato sensu) e Educação (stricto sensu). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ - Faculdade de Formação de Professores], no Departamento de Ciências Humanas, curso de graduação em História. Professor Adjunto da Universidade Católica de Petrópolis [UCP], na Pós-Graduação Stricto Sensu [Mestrado e Doutorado] em Educação e na graduação de Pedagogia. Coordenador do Observatório de História, Educação e Cultura [HECO] do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Católica de Petrópolis [UCP]. Coordena a pesquisa A Educação Disputada: democracia e sentidos do público no Brasil contemporâneo. Professor Adjunto Credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense [PPGE - UFF], na linha de Filosofia, Estética e Sociedade.

Prof. Debora Breder Barreto: Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Cinema, pela Universidade Federal Fluminense (2000); mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2003/2008), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2006). Formada em Cinema pela Escuela Internacional de Cine,Televisión y Video de San António de Los Baños, Cuba (1992). Trabalhou em curtas e médias-metragens, exercendo diversas funções. Foi Professora Visitante junto ao Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é Professora Adjunta da Universidade Católica de Petrópolis, integrando o Programa de Pós Graduação em Educação. É membro do Grupo de Análises de Políticas e Poéticas Audiovisuais (GRAPPA/UERJ). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Cinema, Educação e Relações de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, corpo, gênero, sexualidade, incesto, identidade

Prof. Rafael Bastos: Trabalha na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Educação e na Universidade Católica de Petrópolis, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem Doutorado (2015) em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH UERJ) e mestrado pelo mesmo programa (2010). É especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer, pela Universidade Federal da Bahia (2008). Graduado em Licenciatura em Educação Física pela UFBA (2006). Possui Bacharelado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência profissional na Educação Básica, assim como na Educação Superior - presencial e a distância, atuando em cursos de graduação e pós-graduação, especificamente na área de Educação Física, Educação, Sociologia da Educação e formação de gestores públicos municipais. Pesquisa Políticas Públicas de Educação no Brasil.

Objetivos: Promover a reflexão, a partir da análise de narrativas audiovisuais, sobre a relação entre democracia e educação na contemporaneidade.

Público-alvo: Estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, membros de coletivos de cultura, ongs, partidos, sindicatos, grupos de teatro, dentre outros.

weekly-calendar

Dias: 24 de maio, às 19h

maps-and-flags

Local: Sala A-227 (Campus BC) - Rua Benjamin Constant, 213 - Centro

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos