www.ucp.br

Oficina: "Direitos Humanos e Literatura"

O Centro de Ciências Jurídicas e o Programa de Pós-Graduação em Direito oferecem:

Oficina: "Direitos Humanos e Literatura"

weekly-calendar

Datas: 08/03, 29/03, 26/04, 10/05, 31/05 e 14/06 (de 17h30min às 19h).

circular-clock Carga horária: 20h
dollar-symbol Investimento: Gratuito*
maps-and-flags

Local: Sala A-214 - Campus BCRua Benjamin Constant, 213 - Centro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

*Será cobrada uma taxa de R$ 32,50 para aqueles que desejarem a emissão de certificado de participação.

Ministrantes: 

Profª. Drª. Hilda Bentes

Possui Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), e Mestrado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis - UCP, integrante do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado), atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: justiça, direito natural, direito e moral, filosofia do direito, direito e literatura, direitos humanos. Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos - CNPq, e Coordenadora dos Projetos de Pesquisa A virada pedagógica na filosofia de Paul Ricoeur: a importância da ética para a educação jurídica e os direitos humanos, Direitos Humanos e Literatura: alteridade e identidade narrativa na visão de Paul Ricoeur, e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Tribunal Constitucional Internacional e os Direitos Humanos. Coordenou o Projeto de Pesquisa Direitos Humanos e Mediação, patrocinado pela FAPERJ, de 2010 até 2013. Membro Honorário da Academia Petropolitana de Educação. Associada à ANDHEP, Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação. Membro efetivo da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL). 

Profª. Drª. Denise Salles

É Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (2012), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professora do Mestrado em Direito e do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais do Centro Universitário La Salle/RJ. Editora da Lex Humana. Parecerista dos seguintes periódicos acadêmicos: Synesis (ISSN 1984-6754) e Conhecimento; Diversidade (ISSN 2237-8049). Dedica-se às seguintes áreas de pesquisa: cultura política e democracia, direitos humanos na América Latina, direitos das crianças e dos adolescentes e Política para os refugiados no Brasil.

Objetivos: Estimular a leituras de textos literários como forma de desenvolver a habilidade linguística, a capacidade argumentativa e a sensibilização em face das graves violações dos direitos humanos. Fornecer a compreensão dos direitos humanos através da leitura de obras literárias representativas dos eixos temáticos selecionados: violência e dominação contra a mulher; autoritarismo e discriminação racial; infância, violência, e autoritarismo.

Incentivar a relação entre Direito e Literatura, bem como a Educação dos Direitos Humanos, com vistas a afirmar a cidadania e a implementação de práticas sociais voltadas para a tolerância, o reconhecimento do outro, o respeito à diversidade, a solidariedade, valores éticos indispensáveis para a realização da dignidade humana no plano pessoal, social e político.

Público-alvo: Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, Filosofia, História, Letras, Musica e Pedagogia da UCP.

Programa: 

1- Eixo Temático → Violência e dominação contra a mulher: apresentação do curso, alguns marcos teóricos e Lima Barreto 
Leituras: Crônica: “Não as matem”, de Lima Barreto
Data do encontro: 08/03/2017

2- Eixo Temático → Violência e dominação contra a mulher: Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles
Conto: “A língua do ‘P’”, de Clarice Lispector
Conto: “Venha ver o pôr do sol”
Debate sobre a violência contra a mulher: Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) e feminicídio (Lei 13.104/2015, de 2015)
Data do encontro: 29/03/2017

3- Eixo Temático → Autoritarismo e discriminação racial: Monteiro Lobato
Romance: Negrinha
Debate sobre a polêmica de Monteiro Lobato e o racismo.
Data do encontro: 26/04/2017

4- Eixo Temático → Autoritarismo e discriminação racial: Érico Veríssimo
Romance: Incidente em Antares
Data dos Encontros: 10/05/2017 e 31/05/2017

5- Eixo Temático → Infância, violência, e autoritarismo: Graciliano Ramos
Romance: São Bernardo
Data do Encontro: 14/06/2017

 

 

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos