www.ucp.br

Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
MESTRADO EM PSICOLOGIA

O CURSO

Fundada em maio de 1953, a Universidade Católica de Petrópolis foi a primeira instituição de ensino superior instalada na cidade de Petrópolis. Contemplando mais de sessenta anos de existência e 37 anos de fundação do curso de psicologia, a UCP orgulha-se por ser uma das mais antigas e tradicionais do país.

Institucionalmente inserido no Centro de Ciências da Saúde, o curso de Graduação em Psicologia, organizado pelo já falecido Professor Hanns Ludwig Lippmann, iniciou o seu funcionamento em 1977, e, desde aquela época até o presente momento, graduou mais de 1.200 psicólogos.

Em 2006, A Universidade Católica de Petrópolis, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), estabeleceu como uma prioridade institucional a sua ampliação e consolidação como Universidade por meio da criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu.

A partir daí, a Universidade Católica de Petrópolis, por meio do compromisso de seus professores doutores e da direção do Centro de Ciências Saúde, desenvolveu o seu projeto institucional para a criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia com área de concentração única em “COGNIÇÃO SOCIAL”. Nesta área de concentração, a cognição social é entendida como abordagem de pesquisa, relacionada à investigação de temas dos diversos campos, básicos e aplicados da psicologia. Teoricamente, integram a cognição social processos, conteúdos e estados psicológicos, que produzem, processam, conservam e recuperam informações decorrentes da experiência pessoal, em face de objetos sociais. As representações mentais assim obtidas influenciam ações humanas, realizadas em quaisquer contextos socioculturais, sob as mais distintas condições de interação social. O destaque concedido à cognição social decorre de uma tomada de decisão quanto ao objeto principal de pesquisa.

Na origem da proposta do Curso de Mestrado em Psicologia, dois fatores foram influentes: a história do Curso de Psicologia, há pouco referida, e o funcionamento de dois Grupos de Pesquisa: "Processos Cognitivos e Informática Educativa", criado em 1990, e "Cognição, Comportamento, Cultura e Organizações de Trabalho", criado em 2002, ambos cadastrados no CNPq. Estes Grupos de Pesquisa são coordenados pelo Professor Helmuth Krüger, um dos participantes desta proposta. Os projetos de pesquisa neles desenvolvidos guardam significativa correspondência com as Linhas de Pesquisa integradas ao projeto de Mestrado de Psicologia da UCP.

A criação do Curso de Mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Petrópolis preenche uma lacuna na estrutura geral do ensino de pós-graduação de Petrópolis, podendo inclusive, devido à sua natureza, atender a profissionais que atuam em municípios vizinhos, tanto na região serrana quanto em outros, situados entre Petrópolis e o município do Rio de Janeiro, e entre Petrópolis e os municípios que se estendem até o Estado de Minas Gerais. Além disso, o alcance multiprofissional deste Curso de Mestrado em Psicologia, voltado para a formação pós-graduada de profissionais da Psicologia e de áreas afins, vem ao encontro tanto de objetivos pessoais dos interessados em cursá-lo quanto de interesses sociais e institucionais, beneficiando os municípios da região há pouco referida.

Em 2011, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) após a aprovação do mestrado em psicologia na área de cognição social registrou: “Este mestrado em Psicologia da UCP fará diferença para a área da psicologia no Estado do Rio de Janeiro e para a psicologia do Brasil, devido à área de concentração escolhida”.

VOLTAR

Redes Sociais

Estamos nas redes sociais. Siga-nos e fique informado.

Periódicos CAPES

logo periodicos